RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Desconstrução dos estereótipos de gênero na primeira infância: uma abordagem guiada pelo design estratégico

Show simple item record

metadataTrad.dc.contributor.author Comparin, Jaqueline Freitas;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/4124272028554729;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Freire, Karine de Mello;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/9308426042161899;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola da Indústria Criativa;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Desconstrução dos estereótipos de gênero na primeira infância: uma abordagem guiada pelo design estratégico;
metadataTrad.dc.description.resumo Na sociedade em que vivemos hoje, muito se fala sobre as relações de gênero, nos mais diferentes espaços e sob diversos pontos de vista. Essa variedade de espectros, afeta discussões em pauta, especialmente quando falamos da criança pequena, dos estereótipos associados ao gênero e, sobretudo das práticas adotadas nas instituições de ensino. Estando diante deste problema social que é tão complexo, precisamos encontrar caminhos que conduzam a inovações sociais orientadas por diálogos estratégicos. Diante do exposto, o objetivo desta pesquisa é propor um percurso projetual, a partir do design estratégico, para estimular a desconstrução dos estereótipos de gênero desde a primeira infância. Deste modo, e à luz destes princípios, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa, social que é orientada pela lente do Design Estratégico. Realizamos duas rodadas de workshops, sendo uma delas com crianças e outra com designers especialistas em educação. Como resultado, propomos princípios que possam se desdobrar em práticas capazes de fomentar novas visões de mundo, e diálogos estratégicos sobre gênero nos ambientes de ensino-aprendizagem.;
metadataTrad.dc.description.abstract In the society we live in today, we talk a lot about gender relations, in the most different spaces and from different points of view. This variety of spectrums, affects discussions especially when we talk about the young child, the stereotypes associated with gender and, above all, the practices adopted in educational institutions. Faced with a social problem that is so complex, we need to find paths that lead to social innovations guided by strategic dialogues. The objective of this research is to propose a projectual approach, based on strategic design, to stimulate the deconstruction of gender stereotypes since early childhood. In this way, and in light of these principles, we developed a qualitative, social research by the lens of Strategic Design. We held two rounds of workshops, one with children and one with designers specialized in education. As a result, we propose principles that can unfold into practices capable of fostering new worldviews, and strategic dialogues about gender in teaching-learning environments.;
metadataTrad.dc.subject Design estratégico; Educação; Gênero; Infância; Strategic design; Education; Gender; Childhood;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2023-07-13;
metadataTrad.dc.description.sponsorship CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12752;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Design;


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search

Advanced Search

Browse

My Account

Statistics