Abstract:
Esta pesquisa de natureza qualitativa investigou as percepções, desafios e trajetórias das estudantes-mães durante a realização de programas de pós-graduação stricto sensu em Ciências Contábeis no Brasil. A abordagem interpretativista e analítica foi empregada para compreender a experiência materna no contexto acadêmico contábil. A seleção das participantes ocorreu por meio da técnica de bola de neve. Dezesseis discentes-mães matriculadas em programas de mestrado ou doutorado em universidades brasileiras participaram do estudo. Os dados foram coletados através de questionário online e depoimentos escritos. A análise dos dados, por meio da Análise do Conteúdo, evidenciou que a maternidade pode impactar negativamente a progressão acadêmica das estudantes-mães, resultando em sobrecarga de responsabilidades diárias na conciliação entre cuidado com os filhos e exigências acadêmicas. Foi identificada a falta de políticas e diretrizes específicas para atender às necessidades das discentes-mães, destacando a necessidade de aprimoramento das políticas existentes para garantir oportunidades equitativas. As conclusões apontaram a importância de criar um ambiente acadêmico inclusivo e sensível às demandas das estudantes-mães em programas de pós-graduação stricto sensu em Ciências Contábeis.