Resumo:
O objetivo geral desta tese foi analisar se o nível de disclosure de informações, representativas de sustentabilidade, legitimam a gestão das respectivas cooperativas de crédito brasileiras em relação ao seu número de associados. A hipótese central é que o nível de disclosure de informações, representativas de sustentabilidade, social e cultural, legitimam a gestão das respectivas cooperativas de crédito brasileiras em relação ao seu número de associados. A pesquisa foi realizada utilizando indicadores do nível de disclosure de informações representativas de sustentabilidade (MACAGNAN e SEIBERT, 2021), nas perspectivas social e cultural, com base em divulgações realizadas nas páginas eletrônicas e relatórios em cooperativas de crédito do Brasil. A técnica econométrica utilizada foi a regressão linear múltipla por mínimos quadrados ordinários. Os resultados do estudo indicam uma relação positiva entre o nível de evidenciação de informações nas perspectivas social e cultural e o número de cooperados nas cooperativas de crédito analisadas. Os resultados confirmam a literatura de disclosure e da teoria da legitimidade, indicando que a maior divulgação de informações nas perspectivas social e cultural implica em um maior número de cooperados. Os gestores visando legitimarem-se divulgariam informações sociais e culturais que reforçam o contrato social estabelecido entre cooperados e cooperativas. Infere-se ainda, que a divulgação de informações nas perspectivas estudadas influenciaria a percepção dos cooperados de que a cooperativa atua seguindo os princípios cooperativos, fortalecendo seu diferencial frente as demais instituições financeiras, legitimando suas operações na sociedade, permitindo a sustentabilidade da cooperativa.