Resumo |
Este trabalho realizou uma análise do comportamento de interface entre argamassa e o solo de uma amostra retirada de um empreendimento localizado na cidade de Novo Hamburgo-RS. O empreendimento consiste em um edifício comercial com 34 pavimentos localizado entre a Avenida Dr. Maurício Cardoso, Rua Araponga e a Rua Araguaia. A fundação do projeto consiste em estacas escavadas, onde diversas estacas foram instrumentadas pela projetista, e ensaios de prova de carga foram realizados em estacas protótipo e em estacas com as dimensões de projeto. Considerando a transferência de carga de fundações profundas, o objetivo deste trabalho foi determinar e avaliar as parcelas de resistência de atrito lateral e resistência de ponta através de modelos utilizando MEF. Os parâmetros utilizados foram obtidos através de uma campanha de laboratório e foram empregados em retroanálises dos ensaios de campo supracitados. Posteriormente, os modelos produzidos foram comparados com métodos teóricos e semiempíricos de previsão de capacidade de carga. Confrontando os diversos métodos com as provas de carga, verificou-se que os métodos teóricos não conseguiram determinar de forma satisfatória as parcelas advindas da resistência lateral e de ponta. Os métodos semiempíricos, por sua vez, apresentaram melhor aproximação da capacidade de carga e dentre eles o método proposto por Décourt e Quaresma obteve menores variações em comparação ao método proposto por Aoki e Velloso. Já os modelos numéricos que isolaram as parcelas de resistências obtiveram boa aproximação aos valores encontrados em campo, mas o modelo onde estas resistências foram aplicadas de forma simultânea não apresentou comportamento similar no mesmo nível de deslocamento da prova de carga.; |