Resumo |
Obras rodoviárias são as que mais sofrem com atrasos para sua conclusão. Muito se discute sobre o planejamento em canteiro de obras para edificações, mas muito pouco se fala sobre planejamento rodoviário. Constatando esta falha, procurou-se adaptar os conceitos de planejamento já utilizados na construção civil, para que possam ser aplicados também ao setor rodoviário. O modelo de construção enxuta atualmente é o mais utilizado, que visa uma produção mais minimalista, com redução de insumos e, consequentemente, de desperdícios, muito gerados pelo setor da construção civil. Baseando-se nestes conceitos, este projeto propôs um planejamento de longo prazo para uma obra de implantação rodoviária, a ser executada na cidade de Uruguaiana/RS, utilizando o mínimo de recursos e otimizando a produção ao máximo. Dessa forma, equipes foram programadas para realizarem mais de um serviço, não havendo folga entre um serviço e outro, mantendo a produção constante durante todo o processo. Com isso, foi possível cumprir todos os prazos estabelecidos pelo contratante, reduzir gastos e obter maior lucro em menor tempo, reduzindo bruscamente o tempo de conclusão da obra, através de uma simples mudança de lógica de planejamento.; |