Autor |
Rosa, Germano Cardoso; |
Orientador |
Bruxel, Danielle de Souza Clerman; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/4166626752660120; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
Análise comparativa de instalação de bueiro tubular metálico e bueiro celular de concreto armado - estudo de caso da obra de duplicação da BR-386 no KM 326+540 m; |
Resumo |
A drenagem rodoviária é considerada um serviço público responsável por proporcionar aos motoristas maior segurança, qualidade e durabilidade nas rodovias e, à população em geral, maior conforto sanitário e segurança a inundações e rupturas de taludes. O presente estudo de caso tem como objetivo principal apresentar uma análise comparativa de maneira quantitativa e qualitativa da execução de rede de drenagem pluvial rodoviária, empregando bueiro simples tubular metálico (BSTM) e bueiro simples celular de concreto (BSCC), juntamente dos custos gerados, período de recorrência, desempenho hidráulico e interferências no trânsito regional. Para isso, acompanhou-se a execução da transposição de talvegue do km 326+540m na obra da BR-386, em Marques de Souza/RS. Esta obra, administrada pela concessionária responsável pela via, abrange a duplicação de 20 quilômetros da rodovia Governador Leonel de Moura Brizola (BR-386), entre os municípios de Marques de Souza (início do trecho, no km 325) e Lajeado (final do trecho, no km 345), pertencentes ao Vale do Taquari, estado do Rio Grande do Sul. Com base nos dados coletados dos projetos de drenagem, memoriais descritivos e visitas em campo, foram realizados cálculos de dimensionamento hidráulico, verificando que ambos os dispositivos de drenagem têm capacidade técnica de atender a demanda da rede, e ainda realizou-se a comparação entre os dois métodos, verificando que o BSCC desenvolve um custo de execução mais baixo em relação ao BSTM. Entretanto, somente estas análises não bastam para concluir qual o melhor método a ser empregado, tendo em vista que é de extrema importância considerar as interferências e os impactos que a obra possa causar ao trânsito, a população e aos estabelecimentos da região. Portanto, do ponto de vista técnico executivo e por se tratar de uma via de grande e importante fluxo, o bueiro simples tubular metálico executado pelo método não destrutivo se adequa melhor ao trecho estudado.; |
Abstract |
Road drainage is consider as a public service responsible to provide safety for drivers, quality and durability for roads and highways, and, for general population, sanitary confort, flooding security and avoid talus rupture. This paper seeks to compare, in a quantity and quality manner, the execution of a storm drainage system using a metalic storm drain or a precast concrete box culvert, including generated costs, recurrence time, hidraulic performace and interferences to local traffic. For this porpouse, it was followed the execution of a thalweg transposition at km 326+540 of BR-386 highway, Marques de Souza/RS. This construction is managed by the highway concessionaire, comprehend the road duplication of 20 kilometers on Governador Leonel de Brisola (BR-386), between Marques de Souza (km 325) and Lajeado (km 345), that belongs to Vale do Taquari, at Rio Grande do Sul state. Based on collect data from storm drainage Project, descriptive memorial and field visit, it was able to calculate hidraulic sizing, verifying that both construction ways are technical able to provide the drainage network demand, and compare both metods, proving that precast concrete box culvert evolve lower execution costs regarding metalic storm drain. But, only this analisys are not enough to conclude wich is the best construciton metod, in view of it’s extremely important considering local traffic, population and local business impacts and interferences. Therefore, from an executive technical point of view, for treating about a busy and importante way, the metalic storm drain executed by the non-destructive metod fit better to the local studied case.; |
Palavras-chave |
Drenagem; Transposição de talvegue; Bueiro simples tubular metálico; BSTM; Bueiro simples celular de concreto; BSCC; Custo; Interferência; Impacto; Drainage; Thalweg transposition; Metalic storm drain; Precast concrete box culvert; Costs; Interferences; Impacts; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2022-06-20; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12687; |
Nivel |
Graduação; |
Curso |
Engenharia Civil; |