Autor |
Zimmer, Anderson; |
Orientador |
Rosa, Ana Paula da; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/2166615059295438; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
NFT (Non-Fungible Token) e a arte digital: tensionamentos entre reprodutibilidade técnica, autenticidade e aura; |
Resumo |
Esta investigação objetiva entender como os NFTs tensionam a autenticidade e a aura das imagens técnicas, e como atualizam esses conceitos, trazidos por Vilém Flusser (2002) e Walter Benjamin (2017), no contexto tecnológico da arte digital, altamente reproduzível, e de consumo cada vez mais líquido, desapegado de objetos materiais (BAUMAN, 2008). A pesquisa constitui um estudo de caso, pensado e construído através de um movimento cartográfico, onde foi investigado o cenário atual dos non-fungible tokens, tomando como objeto empírico, seis imagens destacadas da obra Everydays: The First 5000 Days, composta de cinco mil imagens individuais. Uma obra criada pelo artista Beeple, que produz imagens puramente digitais para comercialização na blockchain. A investigação resultou em um esclarecimento sobre os NFTs em relação as suas propriedades enquanto imagens técnicas, seu valor artístico e suas aplicações comerciais. O trabalho, além de possibilitar a atualização do debate conceitual trazido pelos autores, permite compreender as novas dinâmicas comunicacionais entorno da arte digital e das imagens técnicas, tais como: a apresentação do processo criativo em rede; o culto às imagens e sua exposição a partir da circulação de sentidos nas interações em rede; a ressignificação dos espaços e modos de consumo de arte, onde a reprodutibilidade e a unicidade se articulam. Desta forma, estes achados podem contribuir em futuras pesquisas que visem trabalhar com esta vertente de investigação das imagens.; |
Abstract |
This investigation aims to understand how NFTs tension the authenticity and aura of technical images, and how they update these concepts, brought by Vilém Flusser (2002) and Walter Benjamin (2017), in the technological context of digital art, highly reproducible, ando of increasingly liquid consumption, detached from material objects (BAUMAN, 2008). The research is a case study, designed and constructed through a cartographic movement, where the current scenario of non-fungible tokens was investigated, taking as empirical object six highlighted images from the work of art Everydays: The First 5000 Days, composed of five thousand individual images. A piece created by artist Beeple, who produces purely digital images for commercialization on the blockchain. The investigation resulted in a clarification on NFTs in relation to their properties as technical images, their artistic value and their commercial applications. This research, in addition to enabling the updating of the conceptual debate brought by the authors, allows us to understand the new communicational dynamics surrounding digital art and technical images, such as: the presentation of the creative process on the web; the cult of images and their exposure based on the circulation of meanings on web interactions; the resignification of spaces and ways of art consumption, where reproducibility and uniqueness are articulated. In this way, these findings can contribute to future research aimed at working with this aspect of image investigation.; |
Palavras-chave |
Autenticidade; Aura; Imagem técnica; NFT; Arte digital; Consumo líquido; Blockchain; Authenticity; Technical image; Digital art; Liquid consumption; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2022-06-17; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12558; |
Nivel |
Graduação; |
Curso |
Publicidade e Propaganda; |