Resumo |
O presente estudo tem como tema principal o atendimento de pessoas com deficiência nas cooperativas de crédito, sendo este estudo de caso realizado na cooperativa Cresol Essência. Para abordar esse tema o objetivo geral procurou analisar os principais aspectos que demonstram o (des)preparo da Cresol Essência para oferecer o atendimento inclusivo e acessível para pessoas com deficiência (PCD). Como objetivos específicos buscou-se descrever os tipos de deficiências, a identificação de políticas, estrutura física das agências, as principais dificuldades observadas pelos atendentes, o preparo dos colaboradores e a relação dos princípios do cooperativismo com o atendimento de PCD, além de sugerir melhorias que possam qualificar o atendimento de PCD na Cresol Essência. Para tanto, a fundamentação teórica versou sobre os temas cooperativismo, trazendo sua origem e princípios; pessoas com deficiência, identificando cada uma das deficiências; inclusão social e acessibilidade. A metodologia utilizada neste estudo de caso constituiu-se de uma pesquisa quantitativa, descritiva, com questões e análise de estatística simples. Verificou-se dificuldades de comunicação, principalmente, em atendimentos a surdos. Observou-se, de um modo geral, que há melhorias a serem implementadas, as quais são sugeridas no âmbito da política de atendimento de PCD, na oferta de aperfeiçoamento aos colaboradores da Cresol, visando dar conhecimento e clareza para que estes possam prestar atendimentos cada vez melhores e de excelência.; |