Resumo |
Este estudo tem como finalidade problematizar as relações entre o espaço físico da sala de educação infantil e as possíveis aprendizagens que tal organização pode proporcionar. O estudo foi realizado em uma escola de educação infantil no Município de Bom Princípio/RS, na turma Faixa etária 4 anos de idade e partiu de algumas inquietações que começaram a fazer com que eu repensasse a minha prática pedagógica, pois ao iniciar o ano letivo, comecei a perceber que a organização precisava ir além das paredes decoradas de E.V.A. e se construir um espaço que possibilitasse interações, trocas, e significados. Paredes onde retratassem o que estava acontecendo, demonstrando como estava ocorrendo nossas aprendizagens, fugindo dos modelos e recortes tradicionais. A pesquisa terá metodologia qualitativa, sendo de intervenção e uma pesquisa participante. Além de reorganizar este espaço, também buscou-se proporcionar interações diversificadas; na realização das atividades, teve-se como objetivo a experimentação, a vivência com novas alternativas, fugindo um pouco dos modelos tradicionais, porque para muitos professores só acontece aprendizagem se tiver registro no papel, caso contrário para estes a criança apenas brinca, sendo algo sem valor. Então, minha pesquisa busca contribuir para o processo formativo do professor de educação infantil.; |