Autor |
Fernandes, Gustavo Martins; |
Orientador |
Salatino, Alba Cristina Couto dos Santos; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/0200151757362632; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
O 5º princípio cooperativo como base para a prática do cooperativismo: um estudo de caso em cooperativa de saúde; |
Resumo |
A materialidade de ajuda mútua entre as pessoas faz parte desde os primórdios da humanidade. Com a complexidade da sociabilidade humana eclodiu em diferentes formas de se organizar. O cooperativismo é uma representação muito clara da eficiência do homem em se organizar economicamente, a favor de um objetivo em comum. Tem-se o objetivo de buscar compreender de que forma a educação cooperativa praticada na Cooperativa de Saúde X interfere na prática dos princípios cooperativos no cotidiano da instituição, principalmente em relação da cooperativa com seus associados. A empresa cooperada na área da odontologia, além de ser uma empresa que presta serviços à sociedade, cumpre um papel social e econômico importante, sobretudo com a comunidade da qual faz parte. Para que o trabalho da cooperativa aconteça é preciso atentar-se para os sete princípios que constitui o sistema cooperado. Entre os sete, neste trabalho destaca-se o 5º princípio: Educação, formação e informação, pois esse, é entendido e defendido por muitos autores como base para os demais e para o bom desenvolvimento da cooperativa. A pesquisa foi desenvolvida a partir de análise qualitativa e quantitativa, e fundamentada nos estudos teóricos sobre cooperativismo e educação cooperativa. Metodologicamente foi aplicado questionário estruturado, sobre o tema da pesquisa, para os sócios de uma cooperativa de saúde e se obteve cem respostas sobre o papel da cooperativa e as práticas em relação ao 5º princípio. A partir da análise das respostas ficou evidenciado que a cooperativa em estudo cumpre a sua responsabilidade na formação e educação cooperativa dos sócios. Também, que 96% dos respondentes apontaram que a ação desse princípio é necessária no cotidiano da cooperativa. Por fim, 89,9% dos cooperados entrevistados enxergam as diferenças entre a cooperativa deles e as outras empresas concorrentes, o mostra que, pelo 5º princípio, eles percebem o cooperativismo e entendem seu papel para que esta cooperativa siga forte no mercado e, em consequência disso, fundamental para a vida pessoal e profissional de seus associados.; |
Abstract |
The materiality of mutual help between people has been part of the early days of humanity. With the complexity of human sociability, it broke out in different ways of organizing itself. Cooperativism is a very clear representation of man's efficiency in organizing himself economically in favor of a common goal. The objective is to try to understand how cooperative education practiced in the Health Cooperative X interferes in the practice of cooperative principles in the daily life of the institution, especially in relation to the cooperative with its associates. The company cooperated in the area of dentistry, besides being a company that provides services to society, fulfills an important social and economic role, especially with the community of which it is part. In the process of the cooperative's work, it is necessary to look at the seven principles that constitute the cooperative system. Among the seven, this paper highlights the 5th principle: Education, training and information, is understood and defended by many authors as a basis for the others and for the good development of the cooperative. The research was developed from qualitative and quantitative analysis, and based on theoretical studies on cooperativism and cooperative education. Methodologically, a structured questionnaire was applied, on the theme of the research, to the members of a health cooperative and one hundred answers were obtained about the role of the cooperative and the practices in relation to the 5th principle. From the analysis of the answers it was evidenced that the cooperative under study fulfills its responsibility in the training and cooperative education of the partners. Also, that 96% of the respondents pointed out that the action of this principle is necessary in the daily life of the cooperative. Finally, 89.9% of the members interviewed see the differences between their cooperative and the other competing companies, which shows that, by the 5th principle, they perceive cooperativism and understand their role so that this cooperative is strong in the market and, consequently, fundamental for the personal and professional lives of its associates.; |
Palavras-chave |
Educação cooperativa; Cooperativa de saúde; Princípios cooperativos; Cooperativism; Education; Principles; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2022-01-01; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12479; |
Nivel |
Especialização; |
Curso |
Especialização em Cooperativismo; |