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Investimento direto estrangeiro em países membros da IOSCO: a corrupção como fragilidade institucional

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Autor Feitosa, Marlla de Oliveira;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/1752871064365892;
Orientador Macagnan, Clea Beatriz;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/4140381928037602;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Investimento direto estrangeiro em países membros da IOSCO: a corrupção como fragilidade institucional;
Resumo A pesquisa abordou o investimento direto estrangeiro (IDE) e a corrupção como uma fragilidade institucional, tema considerado importante para as finanças internacionais. Os estudos antecedentes examinaram o IDE a partir de determinantes macroeconômicos, incentivados belas abordagens teóricas seminais. O problema é que ao decidir entrar noutro país, o investidor não possui todas as informações sobre as regras do jogo no país anfitrião, por causa disso, estudar limitações e incentivos da matriz institucional de um país pode facilitar o entendimento sobre o IDE. Mesmo os estudos que partiram da perspectiva institucional, não consideraram a corrupção como uma fragilidade. O objetivo geral deste estudo foi analisar se a corrupção, como um fator representativo de fragilidade institucional, estabelece uma relação negativa com os valores acumulados de investimentos direto estrangeiro. Tratou-se de uma pesquisa quantitativa com uso de dados secundários de países membros da IOSCO. A técnica econométrica utilizada foi a análise dos dados de mínimos quadrados ordinários, na modalidade de dados em painel. O estudo constatou uma relação negativa entre os valores acumulados de IDE e as métricas representativas das regras formais e informais. A fragilidade do sistema formal, foi calculada a partir do número de irregularidades apontados pelos órgãos reguladores do mercado de capitas, como proxy para corrupção. Enquanto, a fragilidade das regras informais, considerou o índice de percepção sobre a presença de corrupção. Os resultados corroboram as hipóteses deste estudo, contribuindo com a literatura acadêmica sobre como a perspectiva institucional explica a variabilidade de IDE entre países. O que ocorre é que quando o sistema legal ou a sociedade de um país assume um grau de tolerância ao comportamento de permissividade, em favor do comportamento individual (pessoa física ou pessoa jurídica) em detrimento ao coletivo (sociedade), significa que existem fragilidades no controle dessas regras. Quando isso ocorre, a corrupção ganha espaço e passa a ser percebida como um comportamento aceitável; considerado um comportamento que faz parte do jogo, inibindo o IDE.;
Abstract The research addressed foreign direct investment (FDI) and corruption as an institutional weakness, an issue considered important for international finance. Previous studies examined FDI from macroeconomic determinants, encouraging beautiful seminal theoretical approaches. The problem is that when deciding to enter another country, the investor does not have all the information about the rules of the game in the host country, because of this, studying limitations and incentives of the institutional matrix of a country can facilitate the understanding about FDI. Even the studies that started from the institutional perspective did not consider corruption as a weakness. The general objective of this study was to analyze whether corruption, as a representative factor of institutional fragility, establishes a negative relationship with the accumulated values of foreign direct investments. It was a quantitative research using secondary data from IOSCO member countries. The econometric technique used was the analysis of ordinary least squares data, in the form of panel data. The study found a negative relationship between the accumulated FDI values and the representative metrics of formal and informal rules. The fragility of the formal system was calculated from the number of irregularities pointed out by Organs regulatory bodies of the capital market, as a proxy for corruption. While, the fragility of informal rules, considered the index of perception about the presence of corruption. The results of this study indicate that the variability in the amount of FDI values cannot be explained exclusively by economic factors, in addition, the fragility of a society's formal and informal system must be considered. When this occurs, corruption gains ground and becomes perceived as acceptable behavior; considered a behavior that is part of the game, therefore inhibiting the IDE.;
Palavras-chave Investimento direto estrangeiro; Teoria Institucional; Países membros da IOSCO; Foreign direct investment; Institutional Theory; IOSCO member countries;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Ciências Contábeis;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2023-01-18;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12423;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis;


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