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Emotions and the oral development of teenage students of english as an additional language

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Autor Machado, Tamires Maria Rocha;
Orientador Brisolara, Valéria Silveira;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5970899305775622;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Emotions and the oral development of teenage students of english as an additional language;
Resumo A aprendizagem de línguas adicionais e sua relação com as emoções tem sido um tópico de pesquisa contínuo ao longo das últimas décadas, e tem sido discutido por muitos autores (ARAGÃO, 2007, 2008, 2011, 2017; ARNOLD, BROWN, 1999; ARNOLD, 2011; BARCELOS, 2006, 2015; ROSIEK, 2003; VYGOTSKY, 1997 (publicado originalmente em 1926); VYGOTSKY, VAN DER VEER, VALSINER, 1994). Ademais, autores também realizaram vastas pesquisas a respeito da ansiedade na aprendizagem de línguas (GREGRERSEN, HORWITZ, 2002; GREGERSEN, 2003; ELAINE HORWITZ, MICHAEL HORWITZ, JOAN COPE, 1986; HORWITZ, 2001; SILVEIRA, 2020; YOUNG, 1991) nos campos da Educação e da Linguística Aplicada. Outro tópico de pesquisa popular é o conceito de perezhivanie (MOK, 2017; VERESOV, 2019; VYGOTSKY, 1994), que pode não possuir uma tradução literal e exata, mas é frequentemente traduzido como “experiência emocional”. Nesse sentido, o presente estudo tem por objetivo analisar: (a) quais práticas pedagógicas parecem promover emoções que prejudicam ou melhoram o desenvolvimento oral dos aprendizes; (b) se (e como) estudantes adolescentes de Inglês tentam superar suas emoções negativas quando se comunicam na língua alvo. Os procedimentos metodológicos incluíram a elaboração de colagens pelos participantes, bem como entrevistas semiestruturadas relacionadas às colagens e às experiências emocionais dos participantes. Os resultados apontam para o nível de consciência dos alunos em relação às suas próprias emoções, bem como para uma conexão próxima entre as emoções dos alunos e atividades que permitam o andaimento emocional.;
Abstract Additional language learning and its relationship with emotions has been an ongoing research topic over the past decades, and it has been discussed by many authors (ARAGÃO, 2007, 2008, 2011, 2017; ARNOLD, BROWN, 1999; ARNOLD, 2011; BARCELOS, 2006, 2015; ROSIEK, 2003; VYGOTSKY, 1997 (originally published in 1926); VYGOTSKY, VAN DER VEER, VALSINER, 1994). Furthermore, authors have also vastly researched language learning anxiety (GREGRERSEN, HORWITZ, 2002; GREGERSEN, 2003; ELAINE HORWITZ, MICHAEL HORWITZ, JOAN COPE, 1986; HORWITZ, 2001; SILVEIRA, 2020; YOUNG, 1991) in the fields of Education and Applied Linguistics. Another popular research topic is the concept of perezhivanie (MOK, 2017; VERESOV, 2019; VYGOTSKY, 1994), which may not have a literal and exact translation, but is often translated as “emotional experience”. In that sense, the present study aims at analyzing (a) what pedagogical practices seem to promote emotions that hinder or improve learners’ oral development; (b) if (and how) teenage learners of English try to overcome their negative emotions while communicating in the target language. The methodological procedures included the elaboration of collages by the participants, as well as semi-structured interviews related to the collages and the participants’ emotions and experiences. The results indicated at participants’ level of awareness of their own emotions, as well as to a close connection between students’ emotions and activities which allow for emotional scaffolding.;
Palavras-chave Aprendizagem de línguas adicionais; Emoções; Emoções negativas; Inglês; Desenvolvimento oral; Additional language learning; Emotions; Negative emotions; English; Oral development;
Tipo TCC;
Data de defesa 2022-06-29;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12416;
Nivel Graduação;
Curso Letras;


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