Resumo |
Este trabalho buscou analisar o gerenciamento de crise exercido pela assessoria de comunicação do Hospital Centenário, de São Leopoldo, em 19 de janeiro a 28 de abril de 2021, período de maior crise da pandemia do novo coronavírus. Assim, se fez necessário construir um embasamento teórico referente à importância da Comunicação Pública (DUARTE, 2007; BRANDÃO, 2012; LÓPEZ, 2012) para construir uma relação transparente com a sociedade, criando um canal de informações para o público. Além disso, estudou-se as formas de funcionamento de um gerenciamento de crise em organizações (FORNI, 2020) e a relevância da comunicação para a efetividade das ações. Dissertou-se brevemente sobre a história das assessorias no Brasil (DUARTE, 2001) e sobre o papel que elas desempenham dentro das instituições (MATTA, 2017), e ainda discutiu-se o papel das assessorias de imprensa que trabalham na área da saúde (OLIVEIRA, 2013). Através do Estudo de Caso (YIN, 2001), metodologia utilizada neste TCC, foram analisados os materiais mapeados para as redes sociais pela assessoria de comunicação da Fundação Hospital Centenário, os materiais clipados e complementarmente realizada uma entrevista com a assessora de comunicação na época, Aline Marques.; |