Resumo |
O objetivo deste trabalho é compreender a repercussão pela mídia de veiculação digital da publicação do Manifesto pela Vida nos principais veículos do Brasil. Na fundamentação teórica, as noções a respeito de pós-verdade (DUNKER, 2017), negacionismo (MOREL, 2021; MARQUES e RAIMUNDO, 2021) e fake news (CANAVILHAS e FERRARI, 2018) serviram como base para a pesquisa. Além disso, uma ampla pesquisa na mídia de veiculação de matérias digitais se fez importante para apresentar dados a respeito de como o Brasil lidou com a pandemia. A partir da Análise de Discurso (BENETTI, 2016), observamos os aspectos discursivos do Manifesto pela Vida e de 13 textos jornalísticos digitais selecionados que repercutiram os desdobramentos do assunto ao longo de três meses. Com isso, identificamos quatro formações discursivas: FD1 – negacionista; FD2 – informativa e a favor da ciência; FD3 opinativo-informativa e a favor da ciência; FD4 – informativa incompleta e a favor da ciência.; |