RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Ludicidade na educação infantil: influência no processo de formação integral, na escola Padre Arrupe/PI, na perspectiva da Pedagogia Inaciana

Mostrar registro simples

Autor Paula, Jorge Luiz de;
Orientador Teixeira Neto, José;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Ludicidade na educação infantil: influência no processo de formação integral, na escola Padre Arrupe/PI, na perspectiva da Pedagogia Inaciana;
Resumo O brincar é um fator que torna a criança ativa no seu próprio processo de aprendizagem, isso possibilita a construção de uma autonomia que solidifica as relações com o meio e com os outros, criando vínculos de confiança e satisfação, possibilitando ganhos significativos no desenvolvimento integral. Portanto, objetiva-se com esta pesquisa, identificar como a ludicidade, na perspectiva da formação integral, considerando os princípios da Pedagogia Inaciana, tem se desenvolvido no âmbito da Escola Padre Arrupe, localizada na cidade de Teresina – PI. Desse modo, utilizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental, de caráter exploratório e qualitativo. Quanto aos objetivos, a pesquisa classifica-se como exploratória e explicativa. Buscou-se utilizar, como base teórica, autores que direcionassem sua linha de pesquisa ao tema apresentado. São eles: Flecha (2009); Kramer (2003); Piaget (1990); Kishimoto (2012) e Klein (2015). Os resultados encontrados apontam que toda compreensão acerca da Educação Infantil conduz ao discurso de que a ludicidade é fundamental na formação da criança e que tanto no âmbito educacional quanto social, as brincadeiras repercutem de maneira decisória na construção dos valores que vão se estabelecendo e solidificando princípios fundamentais para a formação de pessoas conscientes, competentes, compassivas, comprometidas e criativas diante do cenário social atual.;
Abstract Play is a factor that makes the child active in his own learning process, which allows the construction of autonomy and solidifies relations with the environment and with others, creating bonds of trust and satisfaction, enabling significant gains in integral development. The objective of this research is to identify how playfulness, in the perspective of integral formation, considering the principles of the Ignatian Pedagogy, has developed within the scope of the Padre Arrupe School, located in the city of Teresina-PI. In this way, a bibliographical and documentary research, of exploratory and qualitative character, was used. As for the objectives, the research is classified as exploratory and explanatory. It was tried to use, as theoretical base, authors that directed its line of research to the presented theme. They are: Flecha (2009); Kramer (2003); Piaget (1990); Kishimoto (2012); Klein (2015). The results show that all understanding about Early Childhood Education leads to the discourse that playfulness is fundamental in the formation of the child and that both in the educational and social spheres, the play influences in a decisive way in the construction of the values that are being established and solidifying fundamental principles for the formation of conscious, competent, compassionate, committed and creative people before the current social scene.;
Palavras-chave Formação integral; Ludicidade; Educação infantil; Pedagogia inaciana; Integral training; Playfulness; Child education; Ignatia pedagogy;
Tipo TCC;
Data de defesa 2019-01-01;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12382;
Nivel Especialização;
Curso Especialização em Educação Jesuítica;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística