RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

A percepção do trabalho do orientador escolar através do olhar do professor no ensino fundamental

Mostrar registro simples

Autor Belmonte, Joelma Trovo;
Orientador Grasel, Patrícia;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8163480874525368;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título A percepção do trabalho do orientador escolar através do olhar do professor no ensino fundamental;
Resumo Esta pesquisa, de caráter qualitativo, é sobre a percepção do trabalho do Orientador Escolar através do olhar do professor do ensino fundamental, em escolas públicas e particulares na região da grande Porto Alegre, dentro da abordagem metodológica de estudo de caso. A pesquisa teve como instrumento de coleta de dados 12 questionários, demo-estruturados, que foram respondidos por professores do ensino fundamental da região. A análise dos dados coletados foi feita à luz da teoria dos autores Cortella (2014), Giacaglia e Penteado (2015), Miranda (2009), Relvas; Metring e Sampaio (2016), Theodoro e Karnal (2015), Tardiff (2002) Vasconcellos (2009), Veiga (2013) e Vieira (2016), bem como as leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, o Estatuto da Criança e do Adolescente (1990), a Constituição Federal do Brasil de 1998, dentre outros. Como resultado dessa pesquisa, destaca-se que os professores do ensino fundamental da região pesquisada consideram importante a função do Orientador Escolar, entretanto, desconhecem quais são suas reais atribuições, limitando o profissional a alguém que corrige problemas de comportamentos disciplinares dos alunos e faz encaminhamentos para outros profissionais externos à escola. É de suma importância que aquele que ocupa o cargo de Orientação Escolar nas instituições de ensino particulares e públicas da região busque formação no conhecimento das leis que regem a profissão, a fim de que sua atuação seja mais efetiva no processo ensino e aprendizagem.;
Abstract This is a research about the perception of the Guidance Counsellor job through the teacher’s understanding at the elementar school, at public and private schools in the region of Porto Alegre, from qualitative type with a methodological approach of case study. The research instrumental were 12 (twelve) demo-structured questionaries that were answered by elementar school’s teachers from that region. The theorical framework was based upon Cortella (2014), Giacaglia and Penteado (2015), Miranda (2009), Relvas; Metring and Sampaio (2016), Theodoro and Karnal (2015), Tardiff (2002), Vasconcellos (2009), Veiga (2013), Vieira (2016), as well as, upon the Guidelines and Bases for National Education (1996), Children and Adolecences Statute (1990), Brazilian Federal Constitution (1998) among others. As result from this research highlight that elementar school teachers from the researched region consider the Guindance Counsellor as an importante funcion, however they do not know what are the actual assignments of the post. Teachers limit the Guindence Councellors as a profissional that corrects and disciplines behavior of the students and forwards them to another external professionals from outside of school. It is important that the person in charge of Guidance of public and private school of the region improves his/her knowledge and information about laws governing this function in order to act in the teaching and learning effectively.;
Palavras-chave Orientador escolar; Leis; Ensino fundamental; Comportamento; Disciplina; Guidance counsellor; Laws; Elementar education; Behavior; Discipline;
Tipo TCC;
Data de defesa 2016-01-01;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12380;
Nivel Especialização;
Curso Especialização em Gestão e Supervisão Escolar;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística