Autor |
Guimarães, Joelma; |
Orientador |
Fochi, Paulo Sergio; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/4284708571035688; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
A escola da infância e as práticas pedagógicas representadas pelo brincar; |
Resumo |
Esta escrita tem por objetivo apresentar a minha experiência enquanto assessora escolar da SMEE (Secretaria Municipal de Educação e Esporte) de Esteio/RS com a formação continuada dos profissionais da Educação Infantil, desde o ano de 2012. Das temáticas abordadas durante os quatro últimos anos elejo, nesse texto, a discussão sobre o planejamento do brincar, na escola da infância. Os aportes teóricos que sustentam a escrita vinculam-se aos documentos legais nacionais que definem a Educação Infantil Brasileira - DCNEI (Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil) e BNCC (Base Nacional Comum Curricular) em seu documento preliminar. Também, dialogo com o pensamento sociointeracionista de Vygotsky sobre a brincadeira e suas interações e com as ideias presentes no conceito de Corsaro sobre a Reprodução Interpretativa. O material de pesquisa está constituído por imagens fotográficas e registros escritos pelas professoras dos momentos intencionalmente observados e planejados para “o brincar”. A análise do material de pesquisa possibilitou a compreensão de que a formação continuada ao buscar experenciar as práticas pedagógicas dos profissionais da Educação Infantil trouxe elementos para planejar o brincar, ampliando as possibilidades de desenvolvimento e aprendizagens das crianças, nas escolas infantis de Esteio/RS.; |
Palavras-chave |
Brincar; Interações; Planejamento; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2016-01-01; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12379; |
Nivel |
Especialização; |
Curso |
Especialização em Educação; |