Resumo |
Este artigo investiga como as digital influencers atuam na construção da visão de beleza de jovens adolescentes brasileiras. Inicialmente, é apresentada uma breve contextualização histórica do surgimento das digital influencers e das relações estabelecidas entre elas e as jovens adolescentes. Os fundamentos teóricos remetem ao conceito de beleza de Eco (2000) e da construção desse conceito, historicamente, no Brasil por Priore (2004) e Sant’anna (2014). Além desses teóricos, foram citados nesta pesquisa Di Felice (2020), Lévy (2018) e Serres (2020), que colaboraram nos estudos sobre a influência das mídias sociais e das tecnologias conectivas na formação da identidade social e digital dos adolescentes contemporâneos. O objetivo da pesquisa consiste em compreender como essas influenciadoras digitais interferem na construção do padrão de beleza das adolescentes, favorecendo a prática de cirurgias estéticas. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratória, que contemplou o método de estudo de caso. Como instrumento para produção dos dados foi aplicado um questionário estruturado, criado com a tecnologia Microsoft Forms. O universo da pesquisa é composto por 30 adolescentes, do sexo feminino, na faixa etária de 15 a 17 anos. Os dados obtidos permitem concluir que a maioria das jovens adolescentes são seguidoras de digital influencers e são sensíveis às suas ideias e conteúdos sobre beleza e padrões estéticos. Além disso, os dados permitiram constatar uma significativa insatisfação dessas adolescentes com o seu corpo e o desejo de se submeterem a intervenções estéticas. A pesquisa também demonstrou que a abordagem dessa questão pelas famílias e pela escola é deficitária, demandando novos estudos sobre esse tema. Espera-se que esse estudo contribua para novas pesquisas sobre a influência das digital influencers na construção dos padrões de beleza na adolescência.; |