RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

A afetividade docente e sua relação com a formação integral dos estudantes: uma análise da Proposta Pedagógica do Espaço Imaculada do Colégio dos Jesuítas

Mostrar registro simples

Autor Moreira, Giselle Grandi Pires;
Orientador Cavalcanti, Paulo Henrique;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9421298460091689;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título A afetividade docente e sua relação com a formação integral dos estudantes: uma análise da Proposta Pedagógica do Espaço Imaculada do Colégio dos Jesuítas;
Resumo O presente artigo visa refletir sobre a proposta formativa do Espaço Imaculada, a visão de formação integral na perspectiva da educação jesuíta e o conceito de afetividade, associando-o à ação docente. Para tanto, realizou-se um questionário dissertativo com as professoras que atuarão no espaço. Com fulcro nos referenciais teóricos de Henri Wallon, Eugênio Cunha e Cláudio Saltini, considerou se como a dimensão afetiva orienta o trabalho docente, tendo em vista a Proposta Pedagógica do Espaço Imaculada. A afetividade é o que afeta o indivíduo e, se o afeta, transforma-o. Assim, para que a formação integral das crianças aconteça, faz se necessário promover, do mesmo modo, a formação integral dos docentes, por meio da escuta efetiva e afetiva. Nesse contexto, aponta-se, portanto, a necessidade da promoção de momentos de partilha, escuta, reflexão e aprofundamento para que, formando os educadores integralmente, eles também formem sujeitos integrais.;
Palavras-chave Afetividade; Formação integral; Prática pedagógica;
Tipo TCC;
Data de defesa 2021-01-01;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12331;
Nivel Especialização;
Curso Especialização em Educação Jesuítica;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística