Resumo |
O presente artigo visa refletir sobre a proposta formativa do Espaço Imaculada, a visão de formação integral na perspectiva da educação jesuíta e o conceito de afetividade, associando-o à ação docente. Para tanto, realizou-se um questionário dissertativo com as professoras que atuarão no espaço. Com fulcro nos referenciais teóricos de Henri Wallon, Eugênio Cunha e Cláudio Saltini, considerou se como a dimensão afetiva orienta o trabalho docente, tendo em vista a Proposta Pedagógica do Espaço Imaculada. A afetividade é o que afeta o indivíduo e, se o afeta, transforma-o. Assim, para que a formação integral das crianças aconteça, faz se necessário promover, do mesmo modo, a formação integral dos docentes, por meio da escuta efetiva e afetiva. Nesse contexto, aponta-se, portanto, a necessidade da promoção de momentos de partilha, escuta, reflexão e aprofundamento para que, formando os educadores integralmente, eles também formem sujeitos integrais.; |