Autor |
Faria, Gabriela Cardoso de; |
Orientador |
Vier, Sabrina; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/1282180713089543; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
Políticas Públicas e Pedagogia Inaciana: interseções que revelam uma educação à frente de seu tempo; |
Resumo |
O presente artigo tem por objetivo investigar a existência de convergência e/ou divergência entre os documentos reguladores das políticas públicas nacionais - BNCC e Novo Ensino Médio – e a Pedagogia Inaciana. Calcado na temática circundante em torno da reformulação do Ensino Médio, este estudo justifica-se pela preocupação em relação à implementação dessa nova política educacional em uma escola de Educação Jesuíta, já que os colégios que constituem tal Rede de Educação possuem princípios peculiares devido à sua organização em torno dos ensinamentos preconizados por Inácio de Loyola. Logo, por intermédio de uma metodologia organizada em torno de uma revisão documental, fez-se a sistematização das referências da literatura relacionadas aos documentos reguladores de políticas educacionais nacionais como a BNCC, o novo Ensino médio e aos documentos e teorias norteadores da Educação Jesuítica em uma instituição de ensino da RJE, a ETE FMC. Os resultados obtidos a partir das análises revelaram pontos convergentes em todos os documentos e em todas as propostas educacionais, sejam das políticas públicas, seja da educação Jesuítica. Tais convergências revelaram interseções teóricas e fundamentadoras de uma educação inovadora - se vista pelo viés da proposta do Novo Ensino Médio – e de tradição – se vista pelo viés da Rede Jesuíta de Educação, visto que aquilo que as políticas públicas trazem como “novo” já é preconizado pelas escolas jesuítas há anos.; |
Palavras-chave |
Pedagogia Inaciana; Políticas públicas; Novo ensino médio; BNCC; Rede Jesuíta de Educação; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2021-01-01; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12326; |
Nivel |
Especialização; |
Curso |
Especialização em Educação Jesuítica; |