Autor |
Schaitel, Felipe Fernando; |
Orientador |
Paula, Jorge Luiz de; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/4745619590498155; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
Exercícios teatrais inacianos: uma pesquisa por jogos teatrais transdisciplinares; |
Resumo |
Esse artigo relaciona aspectos da Espiritualidade e Pedagogia Inaciana com a linguagem e o ensino do Teatro. Nele, apresento 6 propostas e resultados de jogos transdisciplinares que exercitam valores inacianos na prática pedagógica. Os princípios inacianos trabalhados são: Ação, Reflexão, Contemplação, Magis, Autoconhecimento, Partilha, protagonismo do aluno no seu processo de ensino aprendizagem, Experiência, Ensino Integral, Cura personalis, Repetição, aprender dos outros, transdisciplinariedade, apreciação (saborear e sentir as coisas internamente). Esses jogos são para que professores de todas as áreas possam se apropriar e usar em suas aulas, independentemente do conteúdo que está sendo abordado. Todos os exercícios foram experimentados junto às turmas do 6º ano e extra-curricular do Colégio Catarinense nos anos de 2020 e 2021, de onde apresento fotos do acervo da pesquisa e relatos dos alunos com nomes fictícios. A metodologia utilizada para a elaboração dos exercícios dá-se pelo diálogo entre o modo de Ensinar Inaciano, tendo como base os registros de Pe. Klein e do professor João Batista Storck, e referências do campo Teatral – como o livro Teatro do Oprimido, maior legado de Augusto Boal (1931 – 2009) e resultado de suas experiências Teatrais no Brasil, Argentina e Peru. Sua prática é muito rica e tem grande potencial de transformação a partir da experiênica, ação e reflexão. No texto, aprofundo sobre essa atividade e a proponho enquanto um dos Exercícios Teatrais Inacianos. Além disso, para fundamentar conceitos da arte-educação que elucidam as relações entre prática teatral e o aprendizado sensível, associo essa experiência aos relatos da Arte- Educadora Ana Mae Barbosa (1936 -), que sugere o Ensino das Artes como uma ferramenta de aprendizado para outras disciplinas, assim como defendo nesta pesquisa.; |
Abstract |
This article relates aspects of Ignatian Spirituality and Pedagogy with the language and teaching of Theater. It present 6 proposals and results of transdisciplinary games that exercise Ignatian values in pedagogical practice. The Ignatian principles worked on are: Action, Reflection, Contemplation, Magis, Self-knowledge, Sharing, the role of the student in his teaching-learning process, Experience, Integral Teaching, Cura personalis, Repetition, learning from others, transdisciplinarity, appreciation. These games are for teachers from all areas to appropriate and use in their classes. All exercises were tried out with the 6th grade classes of Colégio Catarinense in 2020 and 2021, from which I present photos of the research collection and students' reports with fictitious names. The methodology used for the exercise’s elaboration takes place through the dialogue between the way of Teaching Ignatian, based on the records of Father Klein and Teacher João Batista Storck, and references from the Theater field – such as the book Teatro do Oprimido, major legacy of Augusto Boal (1931 – 2009) and the result of his theater experiences in Brazil, Argentina and Peru. His practice is very rich and has great potential for transformation through experience, action and reflection. In the text, I go deeper into this activity and propose it as one of the Ignatian Theater Exercises. Furthermore, to support concepts of art education that elucidate the relationship between theatrical practice and sensitive learning, I associate this experience with the reports of the Art Educator Ana Mae Barbosa (1936 -), who suggests the Teaching of Arts as a learning tool for other disciplines, as I defend in this research.; |
Palavras-chave |
Exercícios espirituais; Pedagogia Inaciana; Arte-educação; Jogos teatrais; Transdisciplinaridade; Spiritual exercises; Ignatian pedagogy; Art education; Theatrical games; Transdisciplinarity; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2021-01-01; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12320; |
Nivel |
Especialização; |
Curso |
Especialização em Educação Jesuítica; |