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“Raiz do nosso povo”: práticas e diálogos do gestor/supervisor escolar no fazer educacional quilombola

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metadataTrad.dc.contributor.author Queiroz, Fabiano Fischer de;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Adams, Telmo;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/7293725605745367;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.title “Raiz do nosso povo”: práticas e diálogos do gestor/supervisor escolar no fazer educacional quilombola;
metadataTrad.dc.description.resumo Esta monografia teve como proposta analisar as articulações que o gestor/supervisor e a escola como um todo traçam na busca de um diálogo com o universo sociocultural quilombola. O objetivo proposto foi identificar se há participação da comunidade quilombola na construção da prática gestora e educativa. Analisou-se, igualmente, as contribuições da escola para a construção da identidade cultural e territorial dos remanescentes. Entre os procedimentos metodológicos, observou-se a prática do Gestor Escolar na condução da instituição buscando averiguar se ocorre um diálogo com a tradição ancestral e como se desenvolve a supervisão diante do trabalho dos professores desta instituição. A observação participante favoreceu a inserção na comunidade quilombola de Paredão Baixo e a aproximação à equipe diretiva e professores da escola. Foram realizadas também entrevistas com a gestora/supervisora e liderança quilombola, além de um questionário para os docentes. Para a análise, utilizou-se como ferramenta teórica os conceitos de Colonização, Quilombo e Escola Quilombola.;
metadataTrad.dc.description.abstract This monograph aimed to analyze the articulations that the manager/supervisor and the school as a whole draws in the search for a dialogue with the sociocultural quilombola universe. The objective was to identify if there is participation of the quilombola community in the construction of the management and educational practice. The school's contributions to the construction of the cultural and territorial identity of the remnants were also analyzed. Among the methodological procedures, it was observed the practice of the School Manager in the conduct of the institution seeking to ascertain if a dialogue with the ancestral tradition occurs, and how supervision is developed in front of the work of the teachers of this institution. The participant observation favored the insertion in the quilombola community of Paredão Baixo and next to the directive team and teachers of the school. Interviews were also conducted with the manager / supervisor and quilombola leadership, as well as a questionnaire for teachers. For the analysis, the concepts of Colonization were used as theoretical Colobization tool; Quilombo; Quilombola School.;
metadataTrad.dc.subject Gestão/supervisão; Escola quilombola; Colonização; Território; Educação antirracista; Management/supervision; Quilombola school; Colonization; Territory; Anti-racism education;
metadataTrad.dc.type TCC;
metadataTrad.dc.date.issued 2017-01-01;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12317;
metadataTrad.dc.audience.educationLevel Especialização;
metadataTrad.dc.curso Especialização em Supervisão Escolar;


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