Resumo |
O social em toda sua complexidade nos provoca, por meio de relações e conexões, a buscar novos contornos para a gestão deste ambiente que é macro e também micro. O ambiente de nossa atuação - a Escola, o motivo de nossa inserção no curso de especialização em gestão do social e também o campo de sua investigação. Nessa perspectiva, a Escola se apresenta como um contexto desafiador a ser analisado, sinalizando a necessidade de articular reflexão-ação quanto às concepções e práticas da gestão social no cenário contemporâneo. Nesse sentido, o texto a seguir apresenta uma experiência em construção desde maio de 2014, em uma escola da rede pública do município de Sapucaia do Sul/RS, buscando colaborar para o debate sobre metodologias participativas e protagonismo juvenil, bem como seus impactos nesse processo social. Desse modo, apresentaremos um estudo de caso acerca da implementação do projeto socioeducativo denominado “Gurizada Solidária”, tendo como problema de investigação: “como a metodologia participativa desenvolvida no Projeto Gurizada Solidária tem contribuído para os processos pedagógicos e de gestão da comunidade escolar”. O principal objetivo desse estudo é analisar de que modo a estratégia metodológica desenvolvida junto aos jovens estudantes do Projeto Gurizada Solidária contribui para os processos pedagógicos, bem como o impacto que esta abordagem causa na gestão da escola. Nesse sentido, buscando fundamentar o estudo, pretendemos descrever como ocorre a participação dos jovens no trabalho cooperativo e no processo de resolução de problemas, caracterizar o projeto social como metodologia participativa, relacionando com o processo da gestão compartilhada, e ainda verificar resultados e contribuições junto à gestão da comunidade escolar a partir do desenvolvimento do Projeto Gurizada Solidária.; |