| Autor | Munhoz, Fabiane Ferretti; |
| Orientador | Fochi, Paulo Sergio; |
| Lattes do orientador | http://lattes.cnpq.br/4284708571035688; |
| Instituição | Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
| Título | Plano de formação continuada: o que podemos aprender com a abordagem de Reggio Emilia?; |
| Resumo | Estudos e pesquisas recentes apontam para o fato de que a Educação Infantil vem ocupando um lugar muito importante na área da Educação, um lugar para ser visto, debatido e pensado tanto por adultos quanto por crianças. Pensar a respeito das práticas educativas atuais, principalmente com relação à Educação Infantil, é essencial para refletir sobre a prática cotidiana e repensá-las. Considerando esse contexto e a necessidade de trazer para as nossas escolas outras formas de pensar a criança, este Plano de Formação Continuada para Professores apresenta um estudo para conhecer a abordagem pedagógica de Reggio Emilia. Nos últimos anos, o município de Bento Gonçalves expandiu o atendimento das crianças com idade para frequentar a Educação Infantil. Nesse sentido, é importante refletir sobre o que propõem as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e o que é possível aprender com a abordagem Reggiana, quando falamos em uma organização de currículo para esta etapa de educação. Para tanto, é preciso considerar que a escola de Educação Infantil é um lugar de múltiplas linguagens e aprendizagens, tendo como foco principal o desenvolvimento integral de todas as crianças.; |
| Palavras-chave | Reggio Emilia; Formação continuada; Educação infantil; |
| Tipo | TCC; |
| Data de defesa | 2017-01-01; |
| URI | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12315; |
| Nivel | Especialização; |
| Curso | Especialização em Educação Infantil; |