RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Plano de formação continuada: o que podemos aprender com a abordagem de Reggio Emilia?

Mostrar registro simples

Autor Munhoz, Fabiane Ferretti;
Orientador Fochi, Paulo Sergio;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/4284708571035688;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Plano de formação continuada: o que podemos aprender com a abordagem de Reggio Emilia?;
Resumo Estudos e pesquisas recentes apontam para o fato de que a Educação Infantil vem ocupando um lugar muito importante na área da Educação, um lugar para ser visto, debatido e pensado tanto por adultos quanto por crianças. Pensar a respeito das práticas educativas atuais, principalmente com relação à Educação Infantil, é essencial para refletir sobre a prática cotidiana e repensá-las. Considerando esse contexto e a necessidade de trazer para as nossas escolas outras formas de pensar a criança, este Plano de Formação Continuada para Professores apresenta um estudo para conhecer a abordagem pedagógica de Reggio Emilia. Nos últimos anos, o município de Bento Gonçalves expandiu o atendimento das crianças com idade para frequentar a Educação Infantil. Nesse sentido, é importante refletir sobre o que propõem as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e o que é possível aprender com a abordagem Reggiana, quando falamos em uma organização de currículo para esta etapa de educação. Para tanto, é preciso considerar que a escola de Educação Infantil é um lugar de múltiplas linguagens e aprendizagens, tendo como foco principal o desenvolvimento integral de todas as crianças.;
Palavras-chave Reggio Emilia; Formação continuada; Educação infantil;
Tipo TCC;
Data de defesa 2017-01-01;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12315;
Nivel Especialização;
Curso Especialização em Educação Infantil;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística