Resumo |
O objetivo deste artigo é analisar o sentido do conceito de experiência no Paradigma Pedagógico Inaciano (PPI). Partindo da contextualização do PPI, mostramos a complexidade do conceito, seu reducionismo a experimento ou a aquisição de informação, a concepção de experiência do objeto, como fatores que dificultam sua compreensão na perspectiva do PPI. Situamos a experiência na perspectiva inaciana de educação integral e, com base na pedagogia dos Exercícios Espirituais, na Autobiografia de Santo Inácio e na reflexão de estudiosos dos Exercícios, demonstramos o sentido inaciano de experiência como “sentir e saborear internamente as coisas”, que proporciona um “conhecimento interno” a quem faz os Exercícios Espirituais e a quem faz a experiência de aprendizagem, gerando uma transformação vital nesse sujeito. E trouxemos também o “saber de experiência”, de Jorge Larrosa Bondía, que a situa como “o que me acontece”, “o que me passa”, “o que me toca”, como experiência pessoal do sujeito na sua singularidade. Deste modo, demostramos que experiência, no contexto do PPI, é compreendida na perspectiva da experiência própria da pedagogia dos Exercícios Espirituais, como “conhecimento interno”, singular e pessoal, que afeta e transforma o sujeito da experiência de “sentir e saborear internamente as coisas”.; |