Autor |
Costa, Douglas Stocco da; |
Orientador |
Rolim, Marcos Flávio; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/7964677312864330; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
Projeto prisões livres de tuberculose: estudo sobre a importância da ação no diagnóstico precoce e ao tratamento de tuberculose da população privada de liberdade em unidades prisionais de Cuiabá, Manaus e Recife; |
Resumo |
O presente artigo tem por objetivo analisar as ações do Projeto Prisões Livres de Tuberculose no diagnóstico precoce da doença, bem como na adesão ao tratamento - contínuo, com duração de seis meses – tendo como amostra três unidades prisionais brasileiras, nas cidades de Cuiabá, Manaus e Recife. Para tanto, fez-se uso de abordagens colaborativas, ou seja, grupos focais por meio de entrevistas em profundidade com três públicos atingidos pelas estratégias: população privada de liberdade (PPL) em tratamento para tuberculose ou combinado, também para HIV, agentes de segurança e profissionais de saúde, os dois últimos, trabalhadores nas penitenciárias acima citadas.; |
Abstract |
This article aims to analyze the actions of the Tuberculosis-Free Prisons Project in the early diagnosis of the disease, as well as adherence to treatment - continuous, lasting six months - having as sample three prison units in the cities of Cuiabá, Manaus and Recife.To this end, collaborative approaches were used, ie focus groups through in-depth interviews with three audiences affected by the strategies: people deprived of liberty (PPL) being treated for tuberculosis or combined, also for HIV, security agents and health professionals, the last two, workers in the prisons mentioned above.; |
Palavras-chave |
Tuberculose; HIV; Saúde prisional; Educação; Encarceramento; Tuberculosis; Prison health; Education; Incarceration; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2019-01-01; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12306; |
Nivel |
Especialização; |
Curso |
Especialização em Direitos Humanos e Políticas Públicas; |