Autor |
Ritta, Dionara Gonçalves Cavalheiro; |
Orientador |
Mariucci, Sérgio Eduardo; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/2953498380644384; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
A gratidão na Pedagogia Inaciana: um olhar sobre o fazer docente; |
Resumo |
Este artigo pretende compreender como os educadores participantes da Formação Espiritual – Pegadas Inacianas se apropriam dos princípios da educação inaciana e da gratidão no itinerário dos retiros e os vivenciam no cotidiano escolar. Para isso, buscou-se fazer memória do histórico das “Pegadas Inacianas”, revisitar os documentos orientadores da Rede Jesuíta de Educação (RJE) e da Companhia de Jesus, e entender esse espaço de formação espiritual, a partir da fundamentação teórica que traduz o sentido dos Exercícios Espirituais (EE) e do carisma de Santo Inácio. Utilizou-se a metodologia da investigação qualitativa, baseada na análise documental e bibliográfica, na interlocução dos relatos de um dos orientadores dos retiros e educadores do Colégio Anchieta – que realizaram os cinco tempos das Pegadas Inacianas – com autores que possibilitaram a reflexão sobre o tema da gratidão e da Pedagogia Inaciana. O estudo contribuiu para uma maior qualificação desse espaço de formação espiritual enquanto colégio, e para afirmar sua importância para um pensar e agir mais humano, permitindo que o educador reflita sobre si, sobre o seu encontro com o outro e com Deus, para, assim, ser capaz de transpor os desafios da educação do seu tempo. Ficou claro que a formação espiritual acrescenta ao ser e fazer do educador e, por consequência, auxilia no desenvolvimento de uma educação integral de qualidade.; |
Palavras-chave |
Pedagogia Inaciana; Gratidão; Pegadas Inacianas; Exercícios espirituais; Formação espiritual de professores; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2021-01-01; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12304; |
Nivel |
Especialização; |
Curso |
Especialização em Educação Jesuítica; |