metadataTrad.dc.contributor.author |
Enzweiler, Deise Andreia; |
metadataTrad.dc.contributor.advisor |
Lopes, Maura Corcini; |
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes |
http://lattes.cnpq.br/3876751682370290; |
metadataTrad.dc.publisher |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
metadataTrad.dc.title |
Alfabetização na "idade certa" numa perspectiva inclusiva: governando condutas da anormalidade; |
metadataTrad.dc.description.resumo |
Ao problematizar a inclusão a partir de teorizações foucaultianas no campo da educação, essa Monografia se propõe a investigar as relações dos discursos sobre inclusão e o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Tomando o governamento e análise dos discursos como ferramentas teórico metodológicas, esta pesquisa buscou tensionar os discursos sobre a inclusão e a normalidade/anormalidade em alfabetização instituída pela “idade certa”. Com estas análises, se tornou possível identificar uma norma da alfabetização operando sobre os sujeitos em alfabetização, definindo zonas de normalidade e anormalidade. Considerando-as, percebe-se que a anormalidade dos sujeitos com deficiência configura-se como uma celebração da diversidade/diferença no espaço escolar, comprovando a capacidade inclusiva da escola regular. A anormalidade a ser mais fortemente combatida, segundo essas análises, seria a do múltiplo grupo dos não-aprendentes, pois ao não possuírem a marca da diferença – o diagnóstico – necessitam estar junto, espacial e temporalmente.; |
metadataTrad.dc.subject |
Alfabetização na "idade certa"; Inclusão; Normalização; PNAIC; |
metadataTrad.dc.type |
TCC; |
metadataTrad.dc.date.issued |
2014-01-01; |
metadataTrad.dc.identifier.uri |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12300; |
metadataTrad.dc.audience.educationLevel |
Especialização; |
metadataTrad.dc.curso |
Especialização em Educação Inclusiva; |