Autor |
Silva, Cesar Augusto Tovar; |
Orientador |
Pilz, Laércio Antônio; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/7032305944779325; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
Os jesuítas e a arte: as linguagens artísticas nos documentos educacionais da Companhia de Jesus; |
Resumo |
Desde a fundação da Companhia de Jesus no século XVI, e ao longo de seu processo expansionista nos séculos seguintes, os jesuítas foram responsáveis pela construção de significativo legado artístico e arquitetônico. Tal acervo, espalhado ao redor do mundo, funciona como vestígio material da importância dada à arte na ação catequética e educativa promovida pela Companhia de Jesus. Contudo são poucas as referências diretas acerca do papel da arte nos documentos que fundamentam a educação jesuítica. O presente artigo pretende encontrar subsídios para a compreensão da importância do uso das linguagens artísticas na educação promovida pelos jesuítas. Para isso, utiliza como fontes de investigação alguns dos principais documentos educacionais produzidos pela Companhia de Jesus em seus quase cinco séculos de existência. Nesses destaca-se a importância da educação artística para a formação integral, em especial no que contempla a reflexão, a imaginação, a afetividade e a criatividade. Do resultado dessa análise em diálogo com textos contemporâneos, destacam-se como aspectos da relação entre a arte e a educação jesuítica: a importância da promoção das linguagens artísticas no processo de aprendizagem integral; o dinamismo da pedagogia jesuítica caracterizado por sua constante atualização; o papel da arte como caminho para o desenvolvimento da vida espiritual.; |
Palavras-chave |
Arte; Educação; Jesuítas; Formação integral; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2021-01-01; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12290; |
Nivel |
Especialização; |
Curso |
Especialização em Educação Jesuítica; |