Resumo |
A questão do sono na escola sempre se fez presente em meus estudos e reflexões, afinal qual é a importância deste momento perante tantos outros vividos pelas crianças nas escolas de Educação Infantil? Da minha escola lembro apenas deste momento, “a hora do soninho” e um dos fatos marcantes durante minha infância foi vivenciar com tremendo pavor este adormecer sem sentido, sem vontade, sem sono, sem brincadeira, sem aprendizado. Ainda lembro com detalhes do cheiro daquela sala, dos travesseiros coloridos e dos colegas que virando de um lado para o outro tentavam fazer o sono chegar, o que dificilmente acontecia. Enquanto as professoras tentavam me acalmar, pois chorava muito, minha vontade era acabar com aquela proposta aos gritos para que ninguém mais fosse forçado a dormir. Hoje como pedagoga percebo que revivo diariamente, ainda práticas como essa ocorridas há mais de 15 anos, talvez não tão explícitas, mas forjadas, as escondidas por trás de uma prática pedagógica que tem como filosofia o respeito a criança, a sua autonomia, ao seu protagonismo. A escolha deste tema está embasada no que vivi na infância, como relatado, e em acontecimentos diários que vem me desacomodando, me fazendo pensar sobre as crianças que não sentem desejo e nem ao menos sono para participar do momento do descanso o que desencadeia em mim algumas questões a serem problematizadas: o que as crianças da escola onde trabalho pensam sobre dormir na escola? A hora do sono é um momento de prazer e de escolha? De que forma a escola tem se organizado para a hora do sono das crianças? As crianças pensam em algo diferente para este momento do cotidiano?; |