| Autor | Machado, Camila Cristina; |
| Orientador | Redin, Marita Martins; |
| Lattes do orientador | http://lattes.cnpq.br/9233717211917711; |
| Instituição | Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
| Título | O ateliê se esparramando na escola: uma visão da Pedagogia Italiana de Reggio Emilia; |
| Resumo | Este artigo apresenta uma pesquisa teórica sobre a proposta italiana do ateliê na escola da infância partindo do estudo e pesquisa do pedagogo italiano Loris Malaguzzi e de seus colegas de trabalho, profissionais da educação e Atelieristas. Para tal finalidade, refletimos sobre a infância italiana, bem como a importância da estética para a mesma, a concepção do ateliê nas escolas de educação infantil de Reggio Emilia, assim como o uso de materiais e dos espaços. Por fim, refletimos sobre a prática pedagógica italiana relacionando para a nossa realidade, que sim, é possível criarmos e darmos vida aos ateliês em nossas escolas.; |
| Palavras-chave | Ateliê; Infância; Estética; Reggio Emilia; Materiais; Espaços; |
| Tipo | TCC; |
| Data de defesa | 2016-01-01; |
| URI | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12281; |
| Nivel | Especialização; |
| Curso | Especialização em Educação Infantil; |