Autor |
Machado, Camila Cristina; |
Orientador |
Redin, Marita Martins; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/9233717211917711; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
O ateliê se esparramando na escola: uma visão da Pedagogia Italiana de Reggio Emilia; |
Resumo |
Este artigo apresenta uma pesquisa teórica sobre a proposta italiana do ateliê na escola da infância partindo do estudo e pesquisa do pedagogo italiano Loris Malaguzzi e de seus colegas de trabalho, profissionais da educação e Atelieristas. Para tal finalidade, refletimos sobre a infância italiana, bem como a importância da estética para a mesma, a concepção do ateliê nas escolas de educação infantil de Reggio Emilia, assim como o uso de materiais e dos espaços. Por fim, refletimos sobre a prática pedagógica italiana relacionando para a nossa realidade, que sim, é possível criarmos e darmos vida aos ateliês em nossas escolas.; |
Palavras-chave |
Ateliê; Infância; Estética; Reggio Emilia; Materiais; Espaços; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2016-01-01; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12281; |
Nivel |
Especialização; |
Curso |
Especialização em Educação Infantil; |