Resumo |
Essa pesquisa tem como objetivo mostrar a importância da relação família-escola na adaptação das crianças, proporcionando um momento de reflexão e estudo sobre o assunto. Nesse sentido, a pergunta colocada é: quais aspectos precisam ser observados, a fim de garantir um processo de adaptação mais tranquilo para a criança? De acordo com Fabian (2010), ingressar na escola de educação infantil é um grande desafio para os pais e para a criança. Há muitas expectativas de 5 como será e as crianças sempre ficam ansiosas, assim como seus pais e professores, o que pode ser negativo. A autora cita ser importante que ocorra uma boa transição entre a escola e a família do bebê, pois é uma mudança significativa na maneira como a criança participa da família e da comunidade. Fazer a troca do ambiente familiar pelo escolar exige ajustamentos, tanto por parte da escola, como da família e traz mudanças de identidade, relacionamentos e papéis. É importante que o professor faça uma entrevista com os pais antes de iniciar a adaptação, pois, dessa forma, o professor pode conhecer melhor a rotina da criança, conhecer o seu jeito, se precisa de alguma atenção especial referente a alguma deficiência ou doença que precise mais cuidado. Cria-se, assim, uma zona de transmissão dos saberes da família pra a escola, oportunizando a contemplação de aspectos singulares e culturais que envolvem o ambiente primordial de cada criança. A escola como um todo precisa estar presente em cada momento desse período, auxiliando o professor, pois é um momento muito delicado para ele também, principalmente se é a primeira vez desse profissional em sala de aula.; |