Resumo |
O objetivo desse trabalho é apresentar outras possibilidades de interação entre professores, crianças e o espaço escolar, o qual proponha qualidade no brincar, promova o desenvolvimento amplo das crianças, bem como uma relação de satisfação e intencionalidade dos professores com o seu fazer na educação infantil. De acordo com Linn (2010) “brincar é essencial ao desenvolvimento da criatividade, da empatia, do pensamento crítico, da solução de problemas e da atribuição de sentido” (p. 44). Para tanto, realizei três observações do cotidiano escolar de crianças de 01 a 02 anos em três escolas com propostas diferentes, nas cidades de Capão da Canoa e Porto Alegre. A partir desses relatos, também realizei uma entrevista com cada professora titular das turmas observadas. Evidencio aqui, que os nomes das escolas, das professoras e das crianças foram preservados, por esse motivo, se tratam de nomes fictícios. A partir das observações, elenquei duas categorias de análise: o bebê como pessoa e o espaço como potencializador do processo da aprendizagem. Os autores de referência foram aqueles estudados no curso de especialização em Educação Infantil da Unisinos, como Winnicott, Malaguzzi, e também os autores estudados no curso de pedagogia. Ao final, apresento as considerações finais.; |