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Educação cooperativa: uma análise da influência das ações educativas na Cooperativa de Crédito Viacredi Alto Vale

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metadataTrad.dc.contributor.author Andrade, Bianca Cristine de;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Ghisleni, Ana Cristina;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/6448185346010413;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.title Educação cooperativa: uma análise da influência das ações educativas na Cooperativa de Crédito Viacredi Alto Vale;
metadataTrad.dc.description.resumo A cooperação existe desde os primórdios da humanidade e surgiu como uma alternativa ao sistema econômico vigente, pois seus valores se baseiam em igualdade, solidariedade e ajuda mútua, e sua essência é o bem estar das pessoas envolvidas. Desde então, o cooperativismo é norteado por princípios que o diferenciam do sistema capitalista e das demais organizações. A Educação Cooperativa compõe o quinto princípio cooperativista, e assegura o sétimo que trata da preocupação pela comunidade. Tais princípios são complementares e junto com os demais diferenciam o modelo de negócio cooperativista. Este estudo foi desenvolvido na Viacredi Alto Vale – Cooperativa de Crédito de Livre Admissão do Alto Vale do Itajaí com Sede no município de Ibirama, Santa Catarina, a qual realiza ações educativas sistemáticas com o objetivo de que seus associados entendam a importância da sua existência e do seu propósito para a comunidade do Alto Vale do Itajaí, desta forma, o questionamento desta pesquisa foi analisar a influência destas práticas de educação cooperativista e se realmente disseminam o cooperativismo aos cooperados e à comunidade. Diante disto, tem-se o objetivo geral deste trabalho que é analisar a influência das práticas de Educação Cooperativa na Viacredi Alto Vale, através da percepção dos cooperados do PA nº 4, da cidade de Presidente Getúlio/SC, tendo em vista o atendimento do 5º princípio do cooperativismo. Para a realização deste trabalho, utilizou-se o método estudo de caso e os dados foram coletados através de documentos e relatórios e aplicação de um questionário com os cooperados. Com todos objetivos do trabalho alcançados, conclui-se que a Viacredi Alto Vale fortalece o cooperativismo no Alto Vale através das ações educativas que colocam o quinto princípio em prática, porém recomenda-se um olhar de melhoria na divulgação das ações, pois o cooperado precisa conhecer os seus direitos e deveres e principalmente, ter conhecimento dos diversos benefícios que o cooperativismo gera para a comunidade e para a economia local.;
metadataTrad.dc.subject Cooperativismo; Cooperativismo de crédito; Educação cooperativa;
metadataTrad.dc.type TCC;
metadataTrad.dc.date.issued 2019-01-01;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12276;
metadataTrad.dc.audience.educationLevel Especialização;
metadataTrad.dc.curso Especialização em Gestão de Cooperativas de Crédito;


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