Resumo |
A presente pesquisa teve como objetivo geral identificar se os associados da Cooperativa Sicredi da agência de Ituporanga são fiéis a cooperativa. Para isso, fez se necessário identificar o perfil do associado do Sicredi, descobrindo os fatores influenciadores para se tornarem associados, avaliando também qual o nível de conhecimento do associado sobre cooperativas de crédito. Fez-se relevante identificar a percepção sobre o processo de comunicação do Sicredi com o seu associado, identificar os fatores que fariam com que os associados se desvinculassem da cooperativa, e analisar a percepção do associado sobre o Sicredi agência de Ituporanga. Para a realização da pesquisa, utilizou-se do método de pesquisa survey. O estudo foi desenvolvido a partir do levantamento de dados de pesquisa descritiva, que buscou uma análise quantitativa de fidelização dos associados da cooperativa. Os dados foram colhidos através de questionários dirigidos, durante o período de agosto de 2019. Para a organização dos dados e para a identificação de tendências relacionadas às informações coletadas, utilizou se da técnica de análise estatística, por meio de frequência. Dos associados entrevistados, menos da metade não trabalham com nenhuma outra instituição financeira além da Sicredi. Os resultados apontaram que pouco mais da metade dos associados que participaram da pesquisa não trocariam a agência Sicredi de Ituporanga por nenhuma outra instituição financeira, independente do que esta lhes ofereça. Mesmo assim, a Sicredi deve investir em ações que façam seus associados migrarem cada vez mais para a cooperativa, atingindo principalmente o público da maior faixa etária, considerados mais conservadores em relação aos seus investimentos.; |