Resumo |
O presente estudo aborda a música como linguagem da educação infantil e tem como objetivo analisar como a criança faz a descoberta e a (re)produção dos sons do cotidiano nos primeiros anos de vida. Durante minha jornada de trabalho na Educação Infantil, percebi que muitos professores apresentam dificuldade de abordar a linguagem musical. A pesquisa encontrou nas ações lúdicas das crianças um campo para observar suas interações com os sons do ambiente escolar, assim como a descoberta do som através das interações criança/criança, criança/objeto, criança/natureza e como demonstram suas percepções sonoras nas ações diárias no ambiente escolar. Autores como Patrícia Kebach, Esther Beyer, Teca Brito e Maura Penna auxiliaram a sustentar as descobertas encontradas. Observação participante, registros fotográficos, além de entrevista com professores e especialistas em música, foram instrumentos de análise. Participaram da pesquisa crianças com idade entre um e três anos de uma Escola da Rede Municipal de Novo Hamburgo/RS no ano de 2015. Este estudo pretende contribuir para a reflexão dos professores acerca da linguagem musical, ampliando seu olhar para as descobertas realizadas pelas crianças no cotidiano escolar.; |