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A importância do brincar, na construção psíquica do ser

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metadataTrad.dc.contributor.author Müllich, Aline da Silva;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Stock, Bianca Sordi;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/5303379845814998;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.title A importância do brincar, na construção psíquica do ser;
metadataTrad.dc.description.resumo Relembro o período da infância, dos brinquedos, das brincadeiras e do tempo necessário para criar, imaginar e fantasiar, brincar livre, sem cortes, sem interrupções. Em dias típicos de verão era possível tomar um belo banho de chuva, brincar na lama, apostar corrida com os irmãos e ver quem escorregava mais longe. Os brinquedos e as brincadeiras eram organizadas a partir de elementos da natureza, como por exemplo, toquinhos de madeira, folhas de árvores, água e terra, entre outros. Assim era a maneira encontrada para brincar, criar e construir o faz de conta. O brincar ao ar livre é uma das lembranças mais fantásticas dessa época, capaz de proporcionar o sentimento de liberdade, aventura e felicidade. Nunca frequentei escola de educação infantil, fui direto ao primeiro ano do ensino fundamental, no entanto, acredito que tive uma infância suficientemente boa, que desenvolveu em mim a capacidade de criar, imaginar e fantasiar. A partir destas lembranças, penso e reflito sobre as oportunidades que são oferecidas às crianças, especialmente as que frequentam a educação infantil, para que possam explorar o potencial criativo em meio aos objetivos pedagógicos propostos durante o período escolar. À medida em que a criança cresce, ou começa a frequentar a escola, outras pessoas passam a fazer parte da sua vida, proporcionando novas experiências. O adulto cumpre a função de diversificar e mediar situações a fim de que esses fatores oportunizem o pleno desenvolvimento do sujeito. A mediação efetiva deve prover a superação de desafios e aprimorar habilidades, ampliar os limites das experiências das crianças, proporcionando brincadeiras e brinquedos adequados a faixa etária dos mesmos, pois trabalhar com crianças é uma experiência desafiadora e instigante. Frente a isso, esse trabalho se propõe a discutir a relação do brincar com o ambiente escolar, suas complexidades, considerando que esse brincar não seja visto apenas como passa tempo, ou perda de tempo, mas sim, como um aliado ao desenvolvimento psíquico, cognitivo e motor. 8 Para essa reflexão, problematizei, especialmente, os autores estudados no percurso da Especialização em Educação Infantil da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Entre eles, trago Winnicott, Vigotski, Barbosa, Horn, Redin e Freire.;
metadataTrad.dc.subject Infância; Brincar; Educação infantil;
metadataTrad.dc.type TCC;
metadataTrad.dc.date.issued 2017-01-01;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12253;
metadataTrad.dc.audience.educationLevel Especialização;
metadataTrad.dc.curso Especialização em Educação Infantil;


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