RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

A inclusão de alunos com deficiência visual em universidades da região metropolitana de Porto Alegre

Mostrar registro simples

Autor Alves, Adriana;
Orientador Dazzi, Mirian Dolores Baldo;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/7447625134968420;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título A inclusão de alunos com deficiência visual em universidades da região metropolitana de Porto Alegre;
Resumo Esta monografia é o resultado de um trabalho investigativo, que teve o objetivo de conhecer e problematizar como ocorre a inclusão de alunos com deficiência visual no ensino superior em três universidades da região metropolitana de Porto Alegre: ULBRA, FEEVALE e UNISINOS localizadas, respectivamente, nas cidades de Canoas, Novo Hamburgo e São Leopoldo. Os dados da pesquisa foram obtidos por meio de entrevistas realizadas com profissionais que atendem alunos com deficiência visual nas instituições acima referidas. Como material de apoio, foram utilizados documentos institucionais que as universidades disponibilizaram e/ou materiais obtidos em pesquisas nos sites das instituições. Os principais conceitos abordados foram inclusão no ensino superior, acessibilidade e deficiência visual. Para o desenvolvimento desses temas, foram citados autores como Alfredo Veiga Neto (2008), Maura Corcini Lopes (2010), Priscila Provin (2011), Tatiana Rech (2010), Rejane Klein (2010), Eli Terezinha Henn Fabris (2008) e Rosa M. Hessel Silveira (2002). No que se refere ao processo inclusivo nas universidades pesquisadas, foi possível observar que elas atendem grande parte das necessidades de seus alunos com deficiência visual. Com os resultados obtidos, foi possível constatar que, através do trabalho realizado pelos setores responsáveis pelo atendimento aos alunos com deficiência visual, de materiais adaptados e de recursos didáticos e tecnológicos, ocorrem ações inclusivas nas referidas instituições. Identificou-se a acessibilidade física como elemento fundamental no processo de inclusão. A partir dela, os alunos com deficiência visual atingem autonomia em suas atividades acadêmicas. Contudo, apenas o acesso não basta, é necessário que sejam oferecidas condições para a permanência desses alunos, como profissionais capacitados e que buscam formação constante e sistemática, docentes que possibilitem um novo olhar para esses sujeitos e viabilizem a aprendizagem dos mesmos, com qualidade.;
Palavras-chave Acessibilidade; Deficiência visual; Ensino superior; Inclusão;
Tipo TCC;
Data de defesa 2012-01-01;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12248;
Nivel Especialização;
Curso Especialização em Educação Especial;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística