Resumo |
A Floricultura PS está situada na cidade de Gravataí, possui quatro funcionários, sendo que em períodos de alta procura por serviços de paisagismo e jardinagem a empresa utiliza mão de obra temporária para conseguir atender os picos elevados de demanda do negócio, que normalmente ocorrem nos meses mais quentes, principalmente durante o verão. A empresa atende principalmente as cidades de Gravataí, Cachoeirinha e Taquara, atuando há oito anos no ramo de serviços, mais especificamente na prestação de serviços relacionados à elaboração e execução de projetos paisagísticos e serviços de jardinagem, realizando manutenções como corte de grama, poda, correção do solo, revitalização de jardins, entre outros. Em junho de 2018 a empresa inaugurou sua primeira loja (floricultura) em uma área de 900 metros quadrados para a comercialização de flores, folhagens, frutíferas, gramas, vasos de flores, pedras para jardim, composto orgânico entre outros artigos decorativos. Em especial, a atividade de paisagismo está diretamente ligada ao manejo de plantas, onde o projeto paisagístico busca alcançar a combinação e disposição de espécies de plantas, por vezes, com uso de alguns artifícios decorativos, para harmonizar e valorizar um determinado ambiente. Quando é vendido um projeto paisagístico, nem sempre a empresa tem no estoque todas as plantas que irão compor o projeto paisagístico. Então é realizada a encomenda para os fornecedores, que arrancam as plantas do solo e as comercializam em vasos plásticos. Nesse processo o produto perde parte de sua ramificação, o que deixa as raízes das plantas um pouco fragilizadas. As plantas recebidas logo são utilizadas nos projetos paisagísticos, iniciando assim uma nova fase de adaptação. A empresa oferece garantia no plantio de grama, flores, folhagens e frutíferas por um prazo de 30 dias, por entender que neste período a planta está mais vulnerável e pode não se adaptar à qualidade do solo onde é replantada. A partir da finalização dos serviços de paisagismo e entrega do projeto, o cliente fica responsável pelos cuidados das plantas, fase em que é crucial a irrigação diária das mudas que recém foram alocadas ao novo ambiente, sendo esta tarefa fundamental para que seja possível sustentar a beleza do local. Caso contrário, existe o risco de prejuízo à estética e sobrevivência das plantas, visto que a finalidade do paisagismo é tornar um ambiente esteticamente agradável ao cliente. 4 Em alguns casos o contratante não realiza a manutenção e cuidados necessários, o que ocasiona problemas no projeto. Porém, como a empresa não realiza nenhum tipo de acompanhamento do serviço após a entrega, não há como identificar se foi por responsabilidade do cliente, ou por falta de adaptação que ocasionou a perda de determinada planta. Quando o problema foi gerado por falta de cuidado do contratante, como por exemplo, falta de irrigação, a empresa estaria isenta de prestar garantia por caracterizar maus cuidados em relação aos serviços. Mesmo assim, esse fato gera insatisfação no cliente, que acaba registrando reclamação junto à empresa. Em decorrência de tal fato é feita a troca do produto que apresenta defeito para preservar o bom relacionamento com o cliente. Desta forma pretende-se investigar quais são as atividades de um projeto paisagístico e manutenção de serviços paisagísticos, de modo a garantir a satisfação do cliente, realizados pela floricultura PS, destacando alguns indicadores operacionais de garantia/manutenção, bem como fatores críticos de sucesso. Esta proposta de solução objetiva analisar os processos e atividades envolvidos na implantação de projetos paisagísticos da Floricultura PS. Tais objetivos desdobram-se em: (a) mapear o processo paisagístico da Floricultura PS; (b) analisar os indicadores do serviço de garantia de projetos paisagísticos; (c) apresentar o novo mapeamento de processos paisagísticos da Floricultura PS; e (d) identificar os fatores críticos de sucesso em projetos paisagísticos. A proposta de solução organiza-se em seção 2.1 momento em que apresenta a revisão da literatura, seção 2.2 sobre o detalhamento na forma como o problema foi investigado, seção 2.3 em que a análise da solução apresenta as principais entregas dos objetivos específicos e, por fim, capítulo 3 com a conclusão.; |