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A escassez e os efeitos das edições limitadas na urgência de compras

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Autor Cardoso, Isadora Marques;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/8326304778722104;
Orientador Ladeira, Wagner Junior;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9003489318938913;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título A escassez e os efeitos das edições limitadas na urgência de compras;
Resumo A escassez de um produto pode demonstrar impacto positivo na percepção de valor e na urgência de compra aos consumidores. Nesse cenário, publicidades que enfatizam disponibilidade reduzida do produto em edições limitadas, tendem a ser mais persuasivas do que anúncios de edições limitadas onde não existe o risco da falta de suprimentos (sem escassez). Com o objetivo de comprovar a influência que a comunicação da expressão “edição limitada” causa no consumidor, impulsionandoo à compra, no presente estudo investigou-se o impacto desta informação sobre um determinado produto em cenário de escassez e de não escassez, a fim de indicar também a relação que esta informação causa no aspecto de escassez e urgência de compra sobre o consumidor. Em um experimento, foi manipulada a presença da informação edição limitada e de escassez de estoque na publicidade de produtos apresentados a mulheres entre 20 e 60 anos de classe média e alta (N=120). Os resultados indicaram o efeito do uso da expressão nos cenários de escassez, causando urgência para compra nos consumidores. As pessoas expostas à informação “edição limitada” em cenário de escassez apresentaram maior tendência à urgência de compra em comparação aos consumidores que foram apresentados a cenários sem escassez e/ou sem edições limitadas. As implicações teóricas e práticas são discutidas, enfatizando que quanto mais raro for o produto, gera maior estima, satisfação e realização ao consumidor, logo, obtê-lo torna-se necessário e urgente.;
Abstract The scarcity of a product can demonstrate a positive impact on consumers' perceived value and urgency to buy. In this scenario, advertisements that emphasize reduced availability of the product in limited editions tend to be more persuasive than ads for limited editions where there is no risk of lack of supplies (no scarcity). In order to prove the influence that the communication of the expression "limited edition" causes on the consumer, propelling him/her to purchase, in the present study we investigated the impact of this information on a given product in a scarcity and nonscarcity scenario, in order to also indicate the relation that this information causes in the aspect of scarcity and urgency of purchase on the consumer. In an experiment, the presence of the limited edition and scarcity information was manipulated in product advertising presented to middle class and upper class women aged 20-60 (N=120). The results indicated the effect of using the expression in the scarcity scenarios, causing urgency to purchase on the part of consumers. People exposed to the "limited edition" information in a scarcity scenario showed a greater tendency to purchase urgency compared to consumers who were presented with scenarios with no scarcity and/or no limited editions. Theoretical and practical implications are discussed, emphasizing that the rarer the product, the greater esteem, satisfaction, and fulfillment it generates for the consumer, thus obtaining it becomes necessary and urgent.;
Palavras-chave Edições limitadas; Escassez; Comportamento do consumidor; Urgência de compra; Estratégia de marketing; Limited editions; Scarcity; Consumer behavior; Purchase urgency; Marketing strategy;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2022-11-21;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12139;
Programa Programa de Pós-Graduação em Administração;


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