Resumo |
Durante esta pesquisa será abordada a questão da mulher negra enquanto ser produtora de sentido na sociedade e tudo com relação ao ser mulher, ser negra, não ser o padrão estético social almejado e a busca por reconhecimento da sua identidade e voz. Assim, tem-se como pergunta, problema desta pesquisa: Existe uma série de fatores para a escolha de mulheres negras serem assistente virtuais de algumas marcas, mas o que de fato isso pode contribuir para a comunidade de mulheres negras? Levando em consideração os pontos relevantes como feminismo negro, interseccionalidade, beleza e racismo. E, como objetivo(s) temos: Entender se as mulheres negras se percebem enquanto produtoras de sentido na sociedade sob a perspectiva de avatars negros de marcas e qual a relação dessa percepção com o construto digital que é a Nat da Natura. E, durante essa pesquisa foram utilizadas duas formas metodológicas: uma sendo a Netnografia e a segunda o complemento do Grupo de Foco. E como achado desta pesquisa tem-se que as mulheres negras, através de movimentos como o feminismo negro, e mostrando a sua vontade ao mercado de consumo, conseguiram fomentar a necessidade da existência da Nat e, portanto, construíram o que elas querem ver. A Nat, por sua vez, propaga um estilo de vida almejável sendo uma mulher negra e conversa com as gerações mais novas sobre processos de reafirmação da sua identidade mesmo que ainda possa haver mais investimento.; |