Autor |
Menegussi, Nicolli; |
Orientador |
Tonetto, Leandro Miletto; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/6936566634445566; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
Design estratégico, intêligencia emocional e a criança: aplicando o design positivo na compreensão das emoções desde a infância; |
Resumo |
As emoções apresentam-se de forma inata e universal nos indivíduos. Experimentá-las está no cerne do ser humano. Desempenhando um papel decisivo no que se refere a um desenvolvimento emocional e psíquico saudável, em especial na idade pré-escolar, quando o indivíduo está formando sua identidade, personalidade e individualidade. Para que isso ocorra, torna-se necessária a compreensão e comunicação correta das próprias emoções, intitulada de inteligência emocional.O presente trabalho tem como objetivo investigar o universo das emoções,especialmente no que se refere ao seu diagnóstico na infância, a fim de explorar as possibilidades de atuação do Design Estratégico nesta temática. Diante da complexidade do cenário vislumbrado, optou-se por utilizar a abordagem metaprojetual, dadas as condições que tal metodologia oferece para reunir, identificar e analisar as informações obtidas e, desta forma, compor um conhecimento amplo do problema de projeto. A partir das pesquisas realizadas, sugere-se que a melhor forma de apresentar o objeto de pesquisa escolhido é inseri lo na realidade da criança, de forma analógica e interativa. Para isso, utilizou-se das ferramentas da aprendizagem ativa e do Design Positivo para possibilitar a execução da autonomia infantil, aliada à exploração motora e cognitiva ao desenvolver a inteligência emocional dos pequenos.; |
Abstract |
Emotions are presented innately and universally in individuals. Experiencing
them is at the heart of the human being. Playing a decisive role with regard to a
healthy emotional and psychic development, especially in preschool age, when the
individual is forming his identity, personality and individuality. For this to occur, it is
necessary to understand and communicate the emotions themselves, entitled
emotional intelligence. The present work aimed to investigate the universe of
emotions, especially with regard to its diagnosis in childhood, in order to explore the
possibilities of strategic design in this theme. Given the complexity of the scenario
envisaged, we chose to use the Metaprojetual approach, given the conditions that
such methodology offers to gather, identify and analyze the information obtained, and
thus to make up a broad knowledge of the project problem. Based on the research
esplanade, it is suggested that the best way to present the chosen research object is
to insert it in the child's reality, in an analog and interactive way. For this, we used the
tools of active learning and positive design to enable the execution of child
autonomy, combined with motor and cognitive exploration when developing the
emotional intelligence of the little ones.; |
Palavras-chave |
Design estratégico; Design editorial; Design emocional; Emoções; Psicologia infantil; Strategic design; Editorial design; Emotional design; Emotions; Child psychology; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2021-12-10; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12054; |
Nivel |
Graduação; |
Curso |
Design; |