RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Design estratégico, intêligencia emocional e a criança: aplicando o design positivo na compreensão das emoções desde a infância

Mostrar registro simples

Autor Menegussi, Nicolli;
Orientador Tonetto, Leandro Miletto;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/6936566634445566;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Design estratégico, intêligencia emocional e a criança: aplicando o design positivo na compreensão das emoções desde a infância;
Resumo As emoções apresentam-se de forma inata e universal nos indivíduos. Experimentá-las está no cerne do ser humano. Desempenhando um papel decisivo no que se refere a um desenvolvimento emocional e psíquico saudável, em especial na idade pré-escolar, quando o indivíduo está formando sua identidade, personalidade e individualidade. Para que isso ocorra, torna-se necessária a compreensão e comunicação correta das próprias emoções, intitulada de inteligência emocional.O presente trabalho tem como objetivo investigar o universo das emoções,especialmente no que se refere ao seu diagnóstico na infância, a fim de explorar as possibilidades de atuação do Design Estratégico nesta temática. Diante da complexidade do cenário vislumbrado, optou-se por utilizar a abordagem metaprojetual, dadas as condições que tal metodologia oferece para reunir, identificar e analisar as informações obtidas e, desta forma, compor um conhecimento amplo do problema de projeto. A partir das pesquisas realizadas, sugere-se que a melhor forma de apresentar o objeto de pesquisa escolhido é inseri lo na realidade da criança, de forma analógica e interativa. Para isso, utilizou-se das ferramentas da aprendizagem ativa e do Design Positivo para possibilitar a execução da autonomia infantil, aliada à exploração motora e cognitiva ao desenvolver a inteligência emocional dos pequenos.;
Abstract Emotions are presented innately and universally in individuals. Experiencing them is at the heart of the human being. Playing a decisive role with regard to a healthy emotional and psychic development, especially in preschool age, when the individual is forming his identity, personality and individuality. For this to occur, it is necessary to understand and communicate the emotions themselves, entitled emotional intelligence. The present work aimed to investigate the universe of emotions, especially with regard to its diagnosis in childhood, in order to explore the possibilities of strategic design in this theme. Given the complexity of the scenario envisaged, we chose to use the Metaprojetual approach, given the conditions that such methodology offers to gather, identify and analyze the information obtained, and thus to make up a broad knowledge of the project problem. Based on the research esplanade, it is suggested that the best way to present the chosen research object is to insert it in the child's reality, in an analog and interactive way. For this, we used the tools of active learning and positive design to enable the execution of child autonomy, combined with motor and cognitive exploration when developing the emotional intelligence of the little ones.;
Palavras-chave Design estratégico; Design editorial; Design emocional; Emoções; Psicologia infantil; Strategic design; Editorial design; Emotional design; Emotions; Child psychology;
Tipo TCC;
Data de defesa 2021-12-10;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12054;
Nivel Graduação;
Curso Design;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística