Resumo |
Este Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo identificar e analisar como a diversidade étnico-racial é encontrada nos livros didáticos de Biologia do ensino médio. O problema de pesquisa foi: Em que medida e de que maneira os livros didáticos de Biologia abordam a temática étnico-racial e qual a importância dessa abordagem para a Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER)? Para responder este problema, foram analisados cinco livros didáticos de Biologia utilizados por uma escola pública localizada no município de Novo Hamburgo-RS, que tiveram sua aprovação pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) nos últimos cinco anos (2017-2021). A pesquisa teve metodologia quali-quantitativa, que observou a quantidade numérica das imagens que representassem seres humanos, ou figuras que se atrelavam ao corpo humano, sistemas e órgãos e analisou o contexto em que elas se enquadravam. Tal pesquisa apresenta como resultado uma majoritária exposição do sujeito branco nas cinco obras analisadas. Do total de imagens catalogadas, 72% das ilustrações são representadas por brancos, deixando assim as etnias negra e indígena ocupando um lugar de pouca representação, o que não reflete a real pluralidade brasileira, uma vez que mais da metade da população deste País é negra. Evidencia-se, então, que o livro didático, tendo como base os cinco exemplares analisados, ainda se apresenta como um material com pouca eficiência no diálogo da diversidade étnico-racial, constatando uma carência em relação ao olhar igualitário frente a diversidade étnica nos materiais pedagógicos.; |