Resumo |
Enquadrado na temática das relações de gênero, feminismos e educação popular, o foco da pesquisa foram as percepções das mulheres sobre a educação popular e destas formações em suas vidas e em suas inserções no ensino superior, especialmente para mudanças nas relações de gênero e possibilidades de autonomia. Para tanto, teve como objetivo principal identificar e analisar as percepções de mulheres adultas sobre a educação popular e destas formações em suas vidas, ressaltando a importância de suas inserções no ensino superior, especialmente para mudanças nas relações de gênero e possibilidades de autonomia. À luz disto, foi realizada uma caracterização sociológica das participantes verificando a relação entre elas nesta modalidade de educação popular e a autonomia das mulheres. Com base nas entrevistas, notou-se ser mais do que necessária a discussão das temáticas de gênero e educação popular, bem como a discussão sobre melhorias no ensino por parlamentares, sabendo que a sociedade se desenvolve de forma mais harmoniosa quando existe igualdade de ensino e um sistema socioeconômico de qualidade. É por meio da abordagem informativa envolvendo esses assuntos que conseguiremos educar para a diversidade e, assim, diminuir as várias desigualdades presentes em nossa sociedade.; |