Resumo |
Não é segredo que a Matemática costuma ser a vilã do processo de aprendizagem
dos alunos na escola. Considerada por muitos como um conhecimento acabado e
fechado em si mesmo, essa disciplina escolar não poucas vezes causa mal-estar
tanto em alunos quanto em professores da área. À luz de autores que refletem sobre
a aprendizagem como Almeida, Pizaneschi, e Darsie (2016), Bernardi e Daudt (2014),
Biesta (2013), Gallo (2012), Giusta (2013), Lopes e Fabris (2005), Szymanski e Meier
(2014) e Moojen (2004), este trabalho objetiva reconhecer como o professor
compreende sua ação em relação à aprendizagem e às dificuldades de
aprendizagem em Matemática de alunos do Ensino Fundamental II. Para isso,
realizou-se um estudo qualitativo em que foram entrevistados quatro professores por
meio de uma entrevista semiestruturada. As entrevistas foram gravadas e
transcritas. Os resultados mostram que os professores se preocupam com a
aprendizagem dos alunos. No entanto, pensar sobre o que é aprender não é um
foco da ação docente. De modo geral, por meio das respostas dos professores,
podemos observar um olhar para aprendizagem com foco no saber fazer e saber por
que fazer. A maioria dos professores faz um grande movimento com diversas ações
para que a aprendizagem ocorra, mas não sabem justificar o porquê de essas ações
serem importantes. Conclui-se que pensar a aprendizagem é essencial para a ação
docente em Matemática.; |