Resumo |
O presente estudo enfoca a formação em Matemática, dos professores dos
anos iniciais. Motivado pelas experiências vividas durante a atuação no 5º ano do
Ensino Fundamental, busca-se responder questionamentos referentes aos
conhecimentos e às habilidades desenvolvidas, do ponto de vista da educação
matemática, durante o curso de Pedagogia. Entre os objetivos, destaca-se a busca à
compreensão das diferentes capacidades desenvolvidas, nos professores com
formação em Pedagogia, para o viés da educação matemática. O referencial teórico
é fundamentado nos estudos de Burak (2016), Santos (2002), Demo (2002), Therrien
(2002) e Sadovsky (2007). A metodologia adotada para levantar informações sobre o
tema é a técnica de grupos focais, ferramenta qualitativa de estudo baseada em
debates direcionados sobre o assunto, que contou com a participação de professoras
atuantes dos anos iniciais, formadas em Pedagogia, em diferentes instituições de
Ensino Superior, e professoras de Matemática dos anos finais do Ensino
Fundamental, cuja participação visou a riqueza das argumentações referentes ao
tema. Além dos autores utilizados no referencial, cita-se Savini (2005), Vasconcellos
(2002), Tardif (1991, 2005, 2008, 2010, 2011), Kamii (1995) e Nóvoa (2017, 2019). As
conclusões deste trabalho evidenciam a necessidade de se repensar e reestruturar os
currículos dos cursos de Pedagogia, no que se refere a tempo de formação, tempo
destinado ao desenvolvimento de habilidades curriculares, e na construção de
práticas e metodologias para atuação nos anos iniciais, em cada área de
conhecimento.; |