| Autor | Becker, Vágner; |
| Orientador | Brites, Fabiano da Silva; |
| Lattes do orientador | http://lattes.cnpq.br/0954103643185522; |
| Instituição | Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
| Título | Otimização multiobjetivo de parâmetros de uma suspensão do tipo Mcpherson; |
| Resumo | A suspensão é uma parte muito importante num veículo, e com a evolução das tecnologias busca-se torna-las cada vez mais eficientes. Este trabalho analisa a influência dos parâmetros de uma suspensão McPherson para o conforto e segurança dos passageiros. Tem como objetivo avaliar um sistema experimental e desenvolver o modelo analítico e numérico para o problema. Foi utilizado uma bancada experimental, e também um Arduino e um acelerômetro para coleta das acelerações e o software MATLAB para realização dos cálculos, a análise numérica determina os deslocamentos e as acelerações pelo método de Newmark, sendo que a fonte de excitação baseia-se na ISO 8608 (2016) e o estudo ainda utiliza a otimização multiobjetivo por algoritmos genéticos (Multi-objective Genetic Algorithm - MOGA) para determinar variáveis que melhorariam a dinâmica vertical do modelo de dois graus de liberdade que foi utilizado. As funções objetivo da otimização são conflitantes, logo foi gerada uma fronteira de Pareto com as variáveis otimizadas. Os resultados experimentais e numéricos mostram que o uso dessa ferramenta possibilitou a minimização das funções objetivos, auxiliando na tomada de decisão na etapa de projeto da suspensão. Acabou-se concluindo que a bancada experimental possibilita simular diversos perfis de pista, e que o modelo vibracional utilizado foi satisfatoriamente empregado.; |
| Palavras-chave | Suspensão McPherson. Otimização. MOGA. Conforto.; |
| Tipo | TCC; |
| Data de defesa | 2019-12-09; |
| URI | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11707; |
| Nivel | Graduação; |
| Curso | Engenharia Mecânica; |