Autor |
Becker, Vágner; |
Orientador |
Brites, Fabiano da Silva; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/0954103643185522; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
Otimização multiobjetivo de parâmetros de uma suspensão do tipo Mcpherson; |
Resumo |
A suspensão é uma parte muito importante num veículo, e com a evolução das
tecnologias busca-se torna-las cada vez mais eficientes. Este trabalho analisa a
influência dos parâmetros de uma suspensão McPherson para o conforto e segurança
dos passageiros. Tem como objetivo avaliar um sistema experimental e desenvolver
o modelo analítico e numérico para o problema. Foi utilizado uma bancada
experimental, e também um Arduino e um acelerômetro para coleta das acelerações
e o software MATLAB para realização dos cálculos, a análise numérica determina os
deslocamentos e as acelerações pelo método de Newmark, sendo que a fonte de
excitação baseia-se na ISO 8608 (2016) e o estudo ainda utiliza a otimização
multiobjetivo por algoritmos genéticos (Multi-objective Genetic Algorithm - MOGA)
para determinar variáveis que melhorariam a dinâmica vertical do modelo de dois
graus de liberdade que foi utilizado. As funções objetivo da otimização são
conflitantes, logo foi gerada uma fronteira de Pareto com as variáveis otimizadas. Os
resultados experimentais e numéricos mostram que o uso dessa ferramenta
possibilitou a minimização das funções objetivos, auxiliando na tomada de decisão na
etapa de projeto da suspensão. Acabou-se concluindo que a bancada experimental
possibilita simular diversos perfis de pista, e que o modelo vibracional utilizado foi
satisfatoriamente empregado.; |
Palavras-chave |
Suspensão McPherson. Otimização. MOGA. Conforto.; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2019-12-09; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11707; |
Nivel |
Graduação; |
Curso |
Engenharia Mecânica; |