Resumo |
Para acompanhar as mudanças do mercado e a alta competitividade nas
vendas, as organizações necessitam conhecer seus processos, monitorando sua
execução e promovendo a melhoria contínua. Este gerenciamento tem o objetivo de
alinhar os processos de negócio à estratégia organizacional buscando o atingimento
dos objetivos estratégicos. O BPM é uma ferramenta que visa a exploração dos
processos de negócio potencializando sua execução através da priorização das
ações e recursos envolvidos. Relacionado a este tema, esta monografia tem o
objetivo de analisar as possíveis contribuições da Gestão de Processos de Negócio
(BPM) na difusão da estratégia de vendas no setor de fluídos refrigerantes,
entendendo a particularidade do setor e evidenciando os benefícios obtidos com a
ferramenta. A pesquisa foi realizada por meio de uma pesquisa-ação norteada por
metodologias de implementação do BPM encontradas na literatura. Para isso,
primeiramente é apresentado os problemas e objetivos desta pesquisa
acompanhados das justificativas, delimitações e revisão da literatura. Após esta
elucidação foi iniciado o ciclo de vida BPM seguindo os passos definidos no BPM
CBOK (ABPMP, 2013). A implementação se inicia com a fase de planejamento
referente a contextualização do negócio, seguida pela análise onde o processo
crítico foi identificado e sua escolha justificada. O desenho das atividades foi
realizado, expondo os problemas encontrados no mapeamento. As ponderações dos
profissionais envolvidos foram utilizadas para o mapeamento futuro onde foram
apresentadas as sugestões de melhoria. Para que as mudanças sejam possíveis, é
sugerido a utilização de um sistema BPMS bem como a definição de novos
indicadores de desempenho. Finalizada a implementação, foi aplicado um
questionário com os atores do processo onde os principais benefícios percebidos
foram destacados e as possíveis melhorias foram sugeridas. O presente trabalho
apresenta uma aplicação prática dos conceitos de BPM encontrados na literatura,
auxiliando na disseminação da ferramenta frente às mais diversas organizações em
crescimento ou importadoras de comodities.; |