Resumo |
Buscando atender a expectativa de seus clientes, as empresas têm buscado
métodos e oportunidades para melhor desenvolver suas atividades. Neste contexto,
uma das formas de alcançar este objetivo é por meio do Gerenciamento de Processos
de Negócio, também conhecido como Business Process Management (BPM), que
pode auxiliar na manutenção das atividades que agregam valor ao cliente. Esta
monografia tem como objetivo identificar como a implementação de BPM em um
laboratório de metrologia contribui para o processo do serviço de calibração. A
pesquisa se trata de um estudo de caso realizado em um laboratório da cidade de
Canoas – RS e foi realizada por meio de revisão bibliográfica acerca do tema,
acompanhamento da implantação do ciclo de vida BPM no objeto de estudo e análise
comparativa entre seus resultados e estudos de caso publicados, se tornando uma
pesquisa que pode ser utilizada como referência para implementação de BPM na
metrologia. Ao final do trabalho foi possível identificar melhorias proporcionadas aos
processos do laboratório, bem como suas principais dificuldades, limitações e
possíveis linhas para estudos futuros na organização. Dentre os benefícios percebidos
estão as adequações de sistemas e ferramentas de gerenciamento utilizadas, que
contribuíram para a clareza e agilidade das atividades, bem como a satisfação da
equipe do laboratório com as melhorias proporcionadas pela primeira rodada do ciclo
de vida BPM.; |