Resumo |
A auditoria da qualidade tem papel fundamental para a melhoria contínua das
empresas, representada por uma avaliação planejada e executada por profissionais
capacitados, as ações provenientes do seu processo norteiam a busca de
conformidade e melhoria nos sistemas empresariais. Este trabalho teve como foco
desenvolver um método de controle para solucionar o atraso de resposta na
resolução das ações originadas do processo de auditoria da qualidade. Para apoiar
o desenvolvimento desse método foi utilizada a metodologia A3 e as ferramentas da
qualidade, Diagrama de Causa e Efeito, 5 Porquês e 5W2H, a fim de tornar a
execução do método mais simples e o objetivo. Ao fazer a análise da situação atual
de todo o processo de auditoria, notou-se um atraso substancial na resolução das
ações e uma quantidade expressiva de ações abertas. A partir desta conjuntura, foi
estruturado um método de controle para resolução da atual situação, e advindo
deste, foi estruturado um plano de ação para fazer o monitoramento e controle das
medidas de melhoria. O resultado foi satisfatório, houve uma redução de 86,67% do
total das oportunidades de melhoria abertas e 81,82% do total das não
conformidades abertas. Além disso, foi estruturado um roteiro de auditoria para
facilitar a execução das auditorias internas e tornar o processo de auditar mais
simples para o auditor. Agregando a estes resultados, houve um aumento no
engajamento dos colaboradores da empresa nas questões relativas à qualidade; |